O presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira. De acordo com comunicado do governo russo, Putin afirmou estar empenhado em garantir o fornecimento ininterrupto de fertilizantes ao Brasil.
Ainda segundo o governo russo, Putin e Bolsonaro acertaram um fortalecimento da “parceira estratégica” entre os dois países, com um aumento de cooperação em áreas como agricultura e energia.
A conversa foi acordada durante reunião do Brics, realizada na semana passada. O Itamaraty confirmou que a conversa foi realizada, mas não divulgou detalhes.
Acompanharam Bolsonaro na conversa os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Marcos Montes (Agricultura) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia).
O fornecimento de fertilizantes foi um dos temas tratados durante a visita de Bolsonaro a Moscou, realizada em fevereiro. O presidente brasileiro foi criticado por se encontrar com Putin às vésperas da invasão da Ucrânia, e por não condenar a ação militar, mas costuma dizer que fez o necessário para garantir o envio dos produtos ao Brasil.
O Globo
Deixe um comentário