O Blog do Jordan Bezerra foi procurado pelos vereadores Tiago de Bilar e Pedro Neto, da cidade de Areia de Baraúnas na tarde desta segunda-feira, dia 21 de novembro, que informaram ao Blog que foram averiguar denúncias populares sobre a falta de medicamentos na farmácia básica do município e, segundo eles, foi confirmado que até dipirona e ibuprofeno, medicamentos indispensáveis, estavam em falta.
O Tribunal de Contas do Estado(TCE), esteve fiscalizando 150 municípios da Paraíba e um deles foi o de Areia de Baraúnas, que, segundo afirmado pelos parlamentares, não obtiveram acesso à farmácia básica e, por isso, eles foram novamente, pela prerrogativa dos vereadores, averiguar as condições da farmácia e comprovaram a ausência de medicamentos
Os vereadores gravaram vídeos e pediram a sensibilidade da secretária de saúde Ibérica Nóbrega, para que regularize essa situação, visto que a população está sofrendo bastante.
“A gente não tem a intenção de prejudicar e sim de resolver. O povo está precisando. São mais de 150 ligações, reclamações de que está faltando esses medicamentos. É meu papel como vereador representar o povo e aqui eu mostro o descaso. A farmácia está praticamente vazia”, alegou o vereador Pedro Neto.
Já o vereador Tiago de Bilar também expressou a sua indignação com a situação e destacou o descaso apresentado diante da falta de medicamentos na cidade.
“Está faltando dipirona, ibuprofeno, remédio para diabéticos, para hipertensão. Quero pedir a compreensão da nossa secretária, para que possa comprar essas medicações. Essa é a terceira vez que vim fiscalizar essa farmácia, devido a várias denúncias do município.”
O outro lado:
Baseado nisso, o Blog do Jordan Bezerra então conversou com a secretária de saúde do município de Areia de Baraúnas, Ibérica Nóbrega, que negou com veemência essa denúncia dos vereadores. De acordo com a secretária, pode acontecer um desabastecimento eventual, mas logo os medicamentos são repostos. Afirmou também que quando os remédios não são da farmácia básica procura diretamente a Secretaria de Saúde, que compra essa medicação e dá assistência à população local.
A secretária ainda alegou que essa fala dos parlamentares de que eles haviam impedido a investigação do TCE não tem cabimento, e que essa realidade não existe. Por fim, Ibérica Nóbrega disse que essa denúncia é meramente politiqueira. Destacou que os vereadores estão usando da politicagem, visto que perderam por uma extensa quantia de votos nas urnas e agora estão querendo inventar denúncias contra a gestão exitosa do prefeito Toinho Macedo.
Blog do Jordan Bezerra/Política
Deixe um comentário