A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã deste domingo (31), no manancial Capoeira, em Santa Terezinha-PB, para verificar uma denúncia de que a comporta do reservatório continua aberta desnecessariamente, segundo a população local há mais de 130 dias direto sem parar.
O vereador de Santa Terezinha, Francisco Bezerra (Republicanos), foi até ao local e viu o desperdício e pediu providência da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba – AESA.
Segundo o parlamentar, não tem necessidade que a comporta fique aberta há mais de 130 dias, de forma ininterrupta. De acordo com o vereador, os próprios ribeirinhos não concordam com a maneira de abrir a comportar da AESA, porque o certo é abrir 48h seguidas a cada mês.
“Viemos verificar a situação da comporta Açude de Capoeira, aberta há mais de 130 dias, que vem preocupando as populações dos municípios que são abastecidos pelo manancial como; Santa Terezinha, Mãe d’Água, São José do Bonfim e Patos. Estamos no período de inverno, porém não sabemos se o inverno será consolidado, o açude atualmente tem pouco mais de 50% de sua capacidade. Conversando com os ribeirinhos, eles afirmam que a solução é fechar a comporta, e abrir apenas dois dias por mês, dessa forma atente aos ribeirinhos e garante segurança hídrica dos municípios”, afirmou o vereador.
Por fim, o Francisco disse que vai solicitar da AESA, por meio de requerimento, o fechamento da comporta de Capoeira de forma urgente, caso o órgão público faça vista grossa, ele haverá de acionar o Ministério Púbico. “Estamos aqui em defesa da população de Santa Terezinha. Agradeço também o apoio do Padre Luciano que abraçou essa causa“, finalizou Francisco.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário