segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Vídeo: população denuncia que comporta do Açude do Cego está aberta sem necessidade; AESA explica
Gerais

Vídeo: população denuncia que comporta do Açude do Cego está aberta sem necessidade; AESA explica

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta terça-feira (19), no manancial Cachoeira dos Cegos, em Catingueira-PB, mais conhecido popularmente por Açude do Cego, para verificar uma denúncia de que as comportas do reservatório estariam abertas desnecessariamente, segundo a população local.

 

De fato, a comporta estava aberta no momento em que a reportagem chegou ao local. Em 2020, o manancial atingiu quase 97% de sua capacidade, o que realmente torna desnecessário abrir a comporta, pois Catingueira foi um dos municípios onde mais choveu no último ano, o que significa que os açudes, riachos e reservatórios estão quase todos cheios e o nível de água reduziu pouco.

 


 

Outro detalhe é que Emas não precisa mais receber águas da comporta do Açude do Cego, visto que o município agora tem a sua própria adutora. Segundo a AESA, faz quase 140 dias que a comporta está aberta, e isso porque a população ribeirinha e os animais precisam da água para sobreviver.

 

Segundo o site da AESA em setembro de 2020, o manancial estava com 85,32% que corresponde 61.3 milhões m³, atualmente o Açude do Cego está com 74,39%, ou seja, um volume hídrico de 53,4 m³.

 

Outro lado

 

A reportagem conversou na tarde desta terça-feira (19), com o Presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba-AESA, Porfírio Loureiro, sobre a denúncia da população de Catingueira-PB, pois há quase 140 dias que a comporta do Açude do Cego está aberta.

 

O Presidente da AESA estranhou a denúncia da população, pois segundo ele, desde o dia 1º de setembro que a comporta está aberta. De acordo Porfírio objetivo da abertura da comporta é para beneficiar os ribeirinhos e os animais.

 

“Denúncia? Pois a comporta está aberta desde o dia 1º de setembro de 2020. A comporta foi aberta e foi dada ampla divulgação, para atender aos ribeirinhos a jusante da barragem como também a dessedentação animal”, afirmou o presidente da AESA.

 



Esse fato tem preocupado a população de Catingueira, porque já são quase 140 dias que a comporta do manancial que está aberta. Veja a reportagem completa abaixo:

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Denúncia

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...