O Blog do Jordan Bezerra esteve cobrindo a audiência pública na Câmara de Vereadores de Catingueira-PB, na noite desta quinta-feira, dia 6 de junho, para tratar da problemática da falta de água no município. Compareceram à audiência os representantes da CAGEPA, dentre eles o gerente regional de Patos, Alan Oliveira; o coordenador local, Juscelino Campos; e o gerente comercial, Jonatas Rolim.
Participaram também da sessão os vereadores Lindeilton Leite, Sebastião Moraes, Martins Soares, Aelson e Silvan Silva, além do presidente da câmara, Edson Soares, que abriu os trabalhos às 19h15. Muitos moradores de Catingueira participaram da audiência pública.
Durante quase 3 horas de audiência foi debatida a constante falta de água no município, sobretudo no fim do mês de maio, devido aos problemas na captação. Os vereadores usaram a tribuna e todos cobraram melhorias no sistema adutor de Catingueira.
O vereador Lindeilton sugeriu um melhoramento na rede de distribuição de água e a construção de uma nova caixa d’água no setor mais alto. Todos os vereadores se acostaram aos pedidos de Lindeilton. O sistema tem mais de 40 anos e a adutora, 20, o que está causando problemas para a população.
Após as explanações dos vereadores, o gerente regional, Alan Oliveira, fez as suas colocações. Ele agradeceu pelo convite e disse que é um prazer poder debater sobre o tema. Ele explicou como funciona o sistema de abastecimento de Catingueira e disse que realmente o sistema é antigo, mas com algumas mudanças dá pra continuar utilizando. Ele falou que um dos pontos de melhoramento será a instalação de novos hidrômetros, pois a cidade tem apenas 700 instalados e conta com mais de 1.000 ligações, e isso irá impedir o desperdício. Falou também sobre um sistema de automação que será instalado para bombear água para os setores mais altos, além da extensão de rede para substituir tubulações mais finas. Ele falou que a crise de abastecimento dos últimos dias se deu por vários problemas, como por exemplo a quebra da adutora, o problema de energia, entre outros. Por fim, ele falou da importância de debater este tema com a população; agradeceu a participação e parabenizou a iniciativa do presidente da câmara. Ele garantiu que a CAGEPA fará o possível para melhorar o abastecimento em Catingueira.
Alan Oliveira falou que as obras maiores precisam de mais tempo e podem ser reivindicadas através de forças políticas ou por meio do Orçamento Democrático. Finalizou falando da importância de a CAGEPA permanecer pública, pois a taxa não se compara com os valores pagos a uma empresa privada. Ele convocou os vereadores e a população a defenderam a CAGEPA.
O presidente Edson Soares lamentou novamente a ausência do prefeito Dr. Odir Borges. Segundo ele, na audiência com a Energisa o gestor também não compareceu para tratar dos problemas da cidade. Ele disse que falta compromisso do prefeito com a população neste sentido. Ele finalizou dizendo que irá tomar as providências e que irá cobrar do prefeito e das autoridades o melhoramento do abastecimento de Catingueira, afim de solucionar o problema no município.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário