A sessão ordinária e presencial ocorreu nesta sexta-feira(20). A sessão contou com a presença dos nove vereadores, e o presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Zé do Egito (PSDB), abriu os trabalhos às 17h.
O vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) solicitou do junto a secretaria de infraestrutura, pedindo a limpeza das árvores, ou seja, a poda como também a colocação de lâmpadas em algumas ruas da cidade que está às escuras. Agradeceu adesivação dos carros, à entrega do kit merenda. Por fim cobrou a entrega do material escolar para os alunos do município.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) apresentou voto de pesar pela morte de Sebastião Bento, mais conhecido por Bastinho. Parabenizou a filha do ex-prefeito de Santa Terezinha, Demétrius, a jovem Nadja que se formou em medicina. Por fim apresentou um projeto de lei denominando o nome de Rua José Marcelino.
Cadmo Oliveira (Republicanos) elogiou equipe saúde da vacinação e disse que foi vacinado também. Apresentou requerimento onde pediu a recuperação de três mata-burros na comunidade Urtigas. Pediu o reparo de buracos e sinalização da rua principal da cidade.
Damião de Celi (PSDB). Destacou um requerimento seu para senador Veneziano (MDB), conseguir uma máquina perfuratriz, adquirida para o município de Santa Terezinha, onde vai beneficiar os agricultores com perfuração de poços. Veneziano é politico com mais prestígio na Paraíba, tem dois gabinetes o dele e de sua mãe, a senadora Nilda Gondim.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) cobrou com urgência da secretária de educação à distribuição do material escolar. Lembrou que a pandemia continua e por isso todos devem manter os cuidados. Criticou que o prefeito Arimatéia não está respondendo os requerimentos dos vereadores. Disse que ainda falta o município recuperar algumas estradas vicinais. Informou que cobrou da secretária de saúde Rhyana, para colocar outro psicólogo para atender no município. Há muitos jovens sofrendo com depressão. Reivindicou a realização de pequenas cirurgias no município. Por fim, pediu que os gestor ajude mais as famílias carentes do município.
O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) lamentou a morte de seu Bastinho com quase 100 anos, ele que foi ‘criado’ pela família de Naíde Cabral. Francisco destacou a competição do Rally dos Sertões, cruzou o munícipio no último domingo (15). Fiquei impressionado com o tamanho da estrutura, ainda contou com o ex-BBB, Rodolfo. Falou da importância de construir incialmente duas passagens molhadas, do Lameirão e Alto do Cumaru. Disse o munícipio diminuiu os casos da Covid-19. Afirmou que não ver necessidade de contratar outro psicólogo, pois o profissional Caio Félix é muito bem conceituado. Contou que houve uma reunião com o pessoal da EMPAER, agricultores discutiram sobre credito rural, para quem quer comprar sua terra com juros muito baixo. Por fim defendeu seu projeto de lei, que denomina nome de Rua Guadalupe Paz de Lima, dona Lupa que foi vereadora, professora e diretora do João Noberto, e prestou relevantes serviços prestado ao município. Francisco afirmou ainda que o engenheiro da CAIXA esteve município para destravar 14 pendências na obra do Ginásio de Esporte.
O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Cobrou a implantação da insalubridade para alguns servidores da saúde. Até gestão passada falhou nessa parte. Voltou a pedir a construção de 4 salas de aula no anexo da Escola Pedro Soares. Disse algumas pessoas reclamaram a falta de alguns medicamentos na farmácia básica do munícipio. Solicitou material esportivo para os desportistas, sobretudo o pessoal dos sítios. Disse algumas ruas estão precisando de lâmpadas. Reclamou da qualidade da água da Cagepa, que esta semana de péssima qualidade nas torneiras.
Salomão Cordeiro (Republicanos), líder do prefeito, afirmou que os cuidados com a COVID-19 estão ativos no município, e, resultado é hoje(20), só tem caso ativo da Covid no munícipio. Disse que é com alegria que volta usar a tribuna da Casa. Afirmou que as lâmpadas estão sendo substituídas, mas é trabalho continuo, porque volta e meia elas queimam. Lembrou que foi entregue o 3º kit merenda no munícipio. Sobre o material escolar disse não está havendo aulas presenciais, mas que as compras serão realizadas após o processo licitatório. Quanto o município contratar outro psicólogo, classificou como desnecessário. Garantiu que o prefeito está ajudando a muitas pessoas carentes, mas entende que a crise que país vive é grande, culpa em grande parte do governo federal que só beneficia os ricos. Em relação à insalubridade dos servidores da saúde é justo o pleito, contudo devem ser observados os critérios e a legislação para implantação. Sobre a escola Pedro Soares, a ex-prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB) enganou a Câmara e os alunos, ao dizer que tinha recursos para climatizar a escola e nada fez. Por fim, disse que o prefeito vai lutar para consertar essa falha da ex-prefeita.
O presidente da Câmara Zé do Egito (PSDB) classificou como positiva a volta das sessões presencias, os vereadores de Santa Terezinha estão de parabéns pela produtividade no parlamento mirim. O trabalho é o norte dessa Casa, Geraldo Luiz Camboim. A Câmara e o prefeito devem sempre reivindicar melhorias para o município.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário