Os trabalhos na Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB foram abertos às 17h, nesta sexta-feira (16). O presidente Salomão Cordeiro (PP) abriu a sessão e saudou os presentes. A vereadora Célia Nicacio está de atestado médico.
Pedro Sopa (PSDB) a gradeceu a Deus pela vida. Prestou votos de pesar às famílias do ex-prefeito Naíde Cabral e Loura. Disse que o ex-prefeito Naíde fez muito pelo município e inclusive no Lajedo. Vereador Pedro colocou um requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CIP), pois, segundo ele, a prefeita Terezinha de Zé Afonso só está beneficiando os seus correligionários, fazendo politicagem. Também disse que não existe prestação de contas sobre os poços. Disse que a Câmara é lugar de discutir política e não ataques pessoais. Afirmou que continua faltando remédio na farmácia, infelizmente. Lamentou porque Santa Terezinha não realizou o João Pedro. Reclamou que dia dos PAIS não teve nada. Afirmou que “a cidade está abandonada, os outros gestores faziam algo, mas a gestão atual não faz nada, é triste”. A gestão atual só pensa em meia dúzia. “A pior gestão do Brasil é a de Santa Terezinha”. Mas tirou o chapéu para o povo de Santa Terezinha que prefeito só dura 4 anos.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) falou sobre a morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que ele contribuiu bastante com o desenvolvimento do município. Parabenizou a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido com os idosos. Informou que esta ação leva alegria e impede os idosos de ficarem depressivos. Parabenizou o secretário de Educação, Osvambergh Oliveira, que conseguiu colocar a Educação do Município em Destaque e conseguiu desbloquear recursos da antiga gestão que estavam travados. Destacou que ultrassonografias obstétricas foram zeradas e parabenizou o trabalho do médico Rui Filho. Disse que a população está observando o trabalho e lamenta que a oposição só faz criticar e não vê os acertos.
Menon Ayres (PROS) prestou voto de pesar ao ex-prefeito Naíde Cabral, sobre os problemas dos poços, mesmo recebendo críticas é dever dos vereadores fiscalizar as irregularidades. Porque dá por meio defender a gestão, mas a situação não reconhecer as coisas boas que foram feitas por outras gestões. O povo nos cobra com as coisas erradas. Lista das cestas básicas, quem está recebendo? É bom saber quem está sendo beneficiado. Três anos sem João Pedro, algo que foi prometido na campanha, é uma vergonha. O ex-prefeito Arimateia fez mais de 30 dias de festas favorecendo o comércio local. Pediu fardamento da Escola Pedro Soares e até agora nada.
Vereador Lila (PSB) se agostou ao voto de pesar ao ex-prefeito Naíde Cabral. Apresentou um requerimento que pede da gestão o recolhimento das máquinas conseguidas no PAC, que estão no distrito de Santa Gertrudes, que volte para o município de Santa Terezinha.
Zé Nilton (PR) falou sobre a morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que foi um grande político e administrador. Para o parlamentar, Naíde foi o prefeito que mais fez obras em Santa Terezinha. Desejou os seus sentimentos aos familiares. Sobre a administração municipal, disse que, na medida do possível, diante da crise financeira nos pequenos municípios, a gestão está com o pagamento dos servidores em dia e a recuperação das estradas 90% concluídas. Relatou que a prefeita Terezinha de Zé Afonso está passando por dificuldades na gestão porque não tem o apoio de deputados.
O líder da oposição, Francisco Bezerra (PSB), apresentou voto de pesar ao ex-prefeito Naíde Cabral, disse que Naíde prestou relevantes serviços ao município. Agradeceu aos seus colegas de oposição, que o escolheram como líder do bloco de oposição. Falou da importância da união política para conseguir uma ambulância do SAMU, junto ao deputado Hugo Motta, uma propositura dele que os demais vereadores abraçaram. Pediu explicação onde foram gastos mais de 900 mil reais. Sobre o pleito de Pedro Sopa para investigar a perfuração dos poços no município. Apresentou um requerimento para a Implantação do Ensino de Libras no âmbito do Município. O ensino de língua de sinais é considerado importante nas escolas para surdos.
O vereador Edcarlos Soares (DEM) falou sobre a morte do ex-prefeito Naíde Cabral dizendo que ele contribuiu bastante com o desenvolvimento do município. Desejou os seus sentimentos aos familiares. Comunicou que a Prefeitura vai providenciar o conserto da retroescavadeira. Falou sobre o encontro dos vereadores de Oposição e disse que se reúnam para fazer o bem. Pediu aos colegas que façam política em 2020. Disse que tem remédio na Farmácia e se faltou acredita que o medicamento não está na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Relatou que a gestão municipal não tem perseguição política e que a prefeita Terezinha de Zé Afonso já ajudou correligionários do ex-prefeito Arimatéia Camboim. Sobre a criação da CPI que investiga a perfuração de poços, o vereador disse que é tempestiva e que as pessoas da zona rural têm sede e não querem saber de formalidade e de burocracia.
O presidente Salamão Cordeiro (PP) saudou a todos. Se acostou aos votos de pesar pelo ex-prefeito Naíde Cabral. Mesmo sempre adversário político dele, Naíde se manteve com respeito. Comemorou a recuperação da saúde da vereadora Célia. Disse que surpreendeu a sessão onde vereadores perderam o controle. “Falhei, pois não tomei as medidas necessárias na oportunidade, mas agora todos já estão avisados, não permitirei tais agressões verbais”. Sobre os poços, o ex-prefeito Rui Pontes fez 31 poços e não houve problema porque todos foram regulares. Agora sem projeto, sem regularidade não é permitido, por isso a instalação da CPI. Quanto ao comentário da vereadora Lidianny que alegou que teve cheques sem fundo da gestão anterior disse que não procede. Falta de medicamento continua e a reclamação é grande. Prometeu o João Pedro e não fez, isso é fato. Lembrou que apresentou um projeto de lei pedindo explicação e reiterou com um requerimento para saber das despesas separadas dos gastos dos recursos e emendas de custeio, pois é obrigação da gestão fornecer esses dados. Outro requerimento pediu o extrato bancário do dinheiro do leilão dos carros. Outro solicita as despesas separadas dos gastos dos recursos financeiros das emendas de custeio.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário