segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Vereadores de oposição de Catingueira solicitam do prefeito calçamento da rua do cemitério, passagens molhadas e matadouro
Política

Vereadores de oposição de Catingueira solicitam do prefeito calçamento da rua do cemitério, passagens molhadas e matadouro

 

Em sessão ordinária realizada na manhã deste sábado (26), na Câmara Municipal de Catingueira-PB, o presidente, Edison Soares (MDB), abriu os trabalhos às 10h30min. Na reunião foram  aprovados requerimentos e projeto de lei.

 

O presidente Edison lembrou que foi até a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), procurar esclarecimentos sobre a comporta aberta do Açude do Cego. Segundo a AESA, atendeu a uma solicitação de uma Associação Ribeirinha e ficará aberta por 90 dias.

 

O vereador Lindeilton Leite (PCdoB) apresentou um Projeto de Lei que dispõem. Ficam isentos da taxa de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados pelos poderes Executivos e Legislativos do município de Catingueira-PB, os munícipes que estiverem regulamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ( CadÚnico ou Cadastramento Único). O parlamentar justificou que mais de 90% da população de Catingueira é desempregada, segundo dados do IBGE. O projeto foi aprovado por unanimidade e bem elogiado pelos seus pares.

 

O vereador Sebastião Morais (PR) apresentou um requerimento destinado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que pediu providências do órgão sobre o acesso da BR-361 para ruas da cerâmica e do cemitério. Segundo Morais, as crianças da escola Maria Celeste estão vulneráveis nesse cruzamento. Morais pediu ao prefeito a cobertura do Canal, pois os moradores reclamam da fedentina. O prefeito tinha prometido na campanha e faz 3 anos e nada.  Morais sugeriu a convocação do secretário de saúde do município para esclarecimentos sobre a falta de medicamentos e a ausência de médicos nos postos médicos. Por fim, pediu a construção do calçamento da rua do cemitério.

 

O vereador Zezito (DEM) disse que procurou o prefeito Dr. Odir (MDB) para ver uma solução junto à Defesa Civil do Estado para conseguir mais carros-pipa para o município, pois só um carro não é suficiente, pois são mais de 340 cisternas para serem assistidas na zona rural.

 

Aelson Soares (MDB) criticou o DNIT por ter colocado as lombadas eletrônicas em lugares inadequados: “foi fazer o bem e terminou fazendo o mal”. Por fim, disse que falou com o secretário de infraestrutura e ele garantiu que a coberta onde o pessoal espera os carros no Barrento vai ser construída.

 

O vereador Sueldo Campos (MDB) se acostou ao pensamento de Aelson sobre o DNIT. Sobre o problema do Canal da cidade a céu aberto, lembrou que  é um problema antigo. Apresentou um requerimento pedindo ao secretário Dr. Humberto  a instalação de grades de proteção para janelas do auditório.

 

O vereador Martin Soares (PR) disse que estava indignado com a falta de compromisso do prefeito, no que tange aos seus requerimentos, que não são atendidos nem sequer são respondidos. Tornou a cobrar a cobertura do ponto dos carros do Barrento. Disse que o secretário de infraestrutura do município Dr. Humberto é difícil de ser encontrado na cidade.  Por fim, disse que o município tá quase parado, pois há muitas coisas por fazer.

 

Silvan Silva (PR) também reclamou da localização dos pardais do DNIT, pois ao invés de ajudar prejudicou os estudantes. Chamou a atenção que a noite depois das 22h ônibus que vai para o Vale do Piancó não respeita a sinalização eletrônica, andam rápido e pela contramão. Por fim, disse que visitou a farmácia básica e os postos médicos com Edison e comprovaram a falta de medicamentos e a falta de médico também.

 

O presidente da Câmara, Edison Soares (MDB), se acostou às reclamações dos seus pares quanto ao DNIT, e disse que é um órgão muito burocrático. Pediu um estacionamento perto do campo de futebol para evitar acidente com os estudantes, pois o fluxo de pessoas é grande na chegada e na saída da escola Maria Celeste. Apresentou algumas ações da oposição nos últimos dias, e disse que visitou órgãos de saúde com o vereador Silvan e atestaram a falta de médico por 4 dias e também uma lista grande de falta de medicamentos na Farmácia Básica, inclusive remédio de uso continuo. O presidente apresentou aos seus pares e internautas o Livro: ‘Mais Semanas do que Posso Contar’, da escritora e jornalista Laryssa Cristiny. O livro aborda a temática da Microcefalia.

Por fim, foi apresentado um requerimento subscrito pelos vereadores de oposição destinado ao prefeito Dr. Odir para utilizar os recursos de 1 milhão de reais que vêm para o município da distribuição do Royalty do Petróleo. Lista das obras: Construção do calçamento da rua do Cemitério, Matadouro público, passagens molhadas do Castelo e Condado, entre outras obras. Disse que é importante mostrar a população catingueirense que os vereadores de oposição estão trabalhando em prol do município.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...