segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Vereadores de Catingueira reclamam da CAGEPA pela falta de água constante na cidade
Política

Vereadores de Catingueira reclamam da CAGEPA pela falta de água constante na cidade

 

A Câmara Municipal de Catingueira realizou a sessão ordinária neste sábado, 1° de junho. O presidente, Edison Soares (MDB), abriu os trabalhos às 10h30min. Os vereadores Zezito e Martin não compareceram à reunião, contudo  justificaram as ausências.

 

O presidente leu a carta-cobrança enviada pela empresa Energisa para prefeitura, sobre contas atrasadas em alguns órgãos municipais.

 

O  vereador Sebastião Morais (PR) disse que estava indignado com a falta de água na cidade, pois tinha rua que há 8 dias estava sem chegar. Apresentou um requerimento que foi subescrito pelos seus pares, que pede explicação da Cagepa. Morais pediu melhorias nos quebra-molas da cidade. Segundo ele, estão fora do padrão.  Ainda falou que a cidade continua cheia de mato. Por fim, disse que ficou feliz com o anúncio feito pelo Secretário de saúde de Catingueira, Ruclenato Gomes, que o município vai implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), o vereador pediu para não ficar só no papel, como  fizeram com o pessoal da educação.

 

O parlamentar Sueldo Campos (MDB) se acostou ao pedido de Morais, sobre a CAGEPA; também disse que era a favor da privatização, pois presta de baixa qualidade. Sobre a cobrança da Energisa, a prefeitura disse que era uma conta velha de 2016. Segundo ele, o prefeito já tinha parcelado o débito.  Por fim pediu também melhorias nos quebra-molas: “são feito sem padrão”.

 

O vereador Silvan Silva (PR) disse que é importante que a CAGEPA tome providência e dê uma resposta à população, pois são 8 dias sem água na cidade. Silvan apresentou requerimento verbal, cobrou melhoria, ou seja, reforma nos quebra-molas da cidade, pois são malfeitos e sem padrão, tem deles que até um carro  como S10 arrasta quando passa no quebra-molas.

 

Aelson Soares (MDB) disse que a CAGEPA precisa melhorar os serviços em Catingueira. Pois 8 dias sem água é muita irresponsabilidade da empresa. Apresentou um Projeto de Lei que concede um título de cidadão Catingueirense, o vaqueiro José Weliton, mas conhecido por Nêgo Edson. O vereador justificou sua propositura dizendo que Nêgo Edson é um campeão de vaquejada e onde chega representa bem nosso município. Agradeceu ao prefeito pela implantação na saúde (PCCR).

 

O vereador Leoberto (MDB) agradeceu ao secretário de saúde do município pela implantação do PCCR na saúde. Por fim se acostou aos seus pares quanto à cobrança feita a CAGEPA.

 

O presidente Edson Soares (MDB) disse que era importante o debate sobre a problemática da água, em Catingueira. “Vou falar com o gerente da Cagepa, o engenheiro Alan Oliveira que é Catingueirense e certamente vai nos dar as respostas sobre o problema”. Também reclamou dos quebra-molas. Pediu que houvesse um padrão. Afirmou que são assuntos ‘pequenos’ aos olhos de alguns outros, mas a população nos cobra, por isso trazemos pra Câmara. Citou que foi a Capital e protocolou junto à empresa de telefonia TIM, a reivindicação da melhoria na estrutura da estação, onde fica a antena, mas a TIM ainda não respondeu. Sobre o PCCR da saúde parabenizou, contudo, lembrou que não fique no papel como fizeram com o pessoal da educação. Ao mesmo tempo que pediu ao prefeito a implantação para educação e assistência social e as demais categorias do município. Os dois Projetos de Lei foi para as comissões e será votado na próxima sessão. O projeto que cria o programa Prata da casa. Que tem por objetivo a valorização daqueles que corroboram com a cultura de Catingueira. O outro projeto é o que Regulamenta a Declaração de Utilidade Pública a entidades que servem desinteressadamente a coletividade no Município de Catingueira e dá outras providências.


 

Lindeilton Leite (PCdoB) disse que o problema da falta de água em Catingueira é recorrente, quase crônica. Pediu que a CAGEPA faça um estudo para melhorar a rede de distribuição na cidade, e assim como o reservatório estão defasados. Lembrou que o Gerente da Cagepa é filho do município. Sugeriu a posteriori realizar uma Audiência Pública sobre o tema com o pessoal da empresa. O vereador também criticou o formato dos quebra-molas, não têm padrão. Lembrou do problema dos fogos de artifícios, soltos de forma desenfreadas na cidade, o que, segundo ele, prejudica crianças, idosos e doentes, como também prejudica os animais. “É muito barulho, precisamos debater isso no nosso município”. Por fim, sugeriu convidar o secretário de infraestrutura, Dr. Humberto, devido às inúmeras reclamações.

 

No final da sessão, foram aprovados os requerimentos, os projetos de lei foram para comissões. Também foi aprovado o convite ao secretário de infraestrutura do município. A  Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será votada na próxima reunião.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...