A Câmara Municipal de Catingueira realizou a sessão ordinária neste sábado, 1° de junho. O presidente, Edison Soares (MDB), abriu os trabalhos às 10h30min. Os vereadores Zezito e Martin não compareceram à reunião, contudo justificaram as ausências.
O presidente leu a carta-cobrança enviada pela empresa Energisa para prefeitura, sobre contas atrasadas em alguns órgãos municipais.
O vereador Sebastião Morais (PR) disse que estava indignado com a falta de água na cidade, pois tinha rua que há 8 dias estava sem chegar. Apresentou um requerimento que foi subescrito pelos seus pares, que pede explicação da Cagepa. Morais pediu melhorias nos quebra-molas da cidade. Segundo ele, estão fora do padrão. Ainda falou que a cidade continua cheia de mato. Por fim, disse que ficou feliz com o anúncio feito pelo Secretário de saúde de Catingueira, Ruclenato Gomes, que o município vai implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), o vereador pediu para não ficar só no papel, como fizeram com o pessoal da educação.
O parlamentar Sueldo Campos (MDB) se acostou ao pedido de Morais, sobre a CAGEPA; também disse que era a favor da privatização, pois presta de baixa qualidade. Sobre a cobrança da Energisa, a prefeitura disse que era uma conta velha de 2016. Segundo ele, o prefeito já tinha parcelado o débito. Por fim pediu também melhorias nos quebra-molas: “são feito sem padrão”.
O vereador Silvan Silva (PR) disse que é importante que a CAGEPA tome providência e dê uma resposta à população, pois são 8 dias sem água na cidade. Silvan apresentou requerimento verbal, cobrou melhoria, ou seja, reforma nos quebra-molas da cidade, pois são malfeitos e sem padrão, tem deles que até um carro como S10 arrasta quando passa no quebra-molas.
Aelson Soares (MDB) disse que a CAGEPA precisa melhorar os serviços em Catingueira. Pois 8 dias sem água é muita irresponsabilidade da empresa. Apresentou um Projeto de Lei que concede um título de cidadão Catingueirense, o vaqueiro José Weliton, mas conhecido por Nêgo Edson. O vereador justificou sua propositura dizendo que Nêgo Edson é um campeão de vaquejada e onde chega representa bem nosso município. Agradeceu ao prefeito pela implantação na saúde (PCCR).
O vereador Leoberto (MDB) agradeceu ao secretário de saúde do município pela implantação do PCCR na saúde. Por fim se acostou aos seus pares quanto à cobrança feita a CAGEPA.
O presidente Edson Soares (MDB) disse que era importante o debate sobre a problemática da água, em Catingueira. “Vou falar com o gerente da Cagepa, o engenheiro Alan Oliveira que é Catingueirense e certamente vai nos dar as respostas sobre o problema”. Também reclamou dos quebra-molas. Pediu que houvesse um padrão. Afirmou que são assuntos ‘pequenos’ aos olhos de alguns outros, mas a população nos cobra, por isso trazemos pra Câmara. Citou que foi a Capital e protocolou junto à empresa de telefonia TIM, a reivindicação da melhoria na estrutura da estação, onde fica a antena, mas a TIM ainda não respondeu. Sobre o PCCR da saúde parabenizou, contudo, lembrou que não fique no papel como fizeram com o pessoal da educação. Ao mesmo tempo que pediu ao prefeito a implantação para educação e assistência social e as demais categorias do município. Os dois Projetos de Lei foi para as comissões e será votado na próxima sessão. O projeto que cria o programa Prata da casa. Que tem por objetivo a valorização daqueles que corroboram com a cultura de Catingueira. O outro projeto é o que Regulamenta a Declaração de Utilidade Pública a entidades que servem desinteressadamente a coletividade no Município de Catingueira e dá outras providências.
Lindeilton Leite (PCdoB) disse que o problema da falta de água em Catingueira é recorrente, quase crônica. Pediu que a CAGEPA faça um estudo para melhorar a rede de distribuição na cidade, e assim como o reservatório estão defasados. Lembrou que o Gerente da Cagepa é filho do município. Sugeriu a posteriori realizar uma Audiência Pública sobre o tema com o pessoal da empresa. O vereador também criticou o formato dos quebra-molas, não têm padrão. Lembrou do problema dos fogos de artifícios, soltos de forma desenfreadas na cidade, o que, segundo ele, prejudica crianças, idosos e doentes, como também prejudica os animais. “É muito barulho, precisamos debater isso no nosso município”. Por fim, sugeriu convidar o secretário de infraestrutura, Dr. Humberto, devido às inúmeras reclamações.
No final da sessão, foram aprovados os requerimentos, os projetos de lei foram para comissões. Também foi aprovado o convite ao secretário de infraestrutura do município. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será votada na próxima reunião.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário