segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Vereadores de Catingueira derrubam veto do prefeito, que negou aumento a motoristas e tratoristas
Política

Vereadores de Catingueira derrubam veto do prefeito, que negou aumento a motoristas e tratoristas

 

O presidente da Câmara de Catingueira, Edson Soares (MDB), abriu os trabalhos legislativo neste sábado (04), às 11h. O prefeito Dr. Odir Borges (MDB) mandou a mensagem do veto do Projeto de Lei do vereador Sebastião Morais (PR), que solicitava gratificação para os motoristas e tratoristas. O gestor alegou inconstitucionalidade.


A câmara tinha aprovado o projeto, contudo o prefeito Dr. Odir vetou, ai coube à câmara apreciar o veto, com maioria simples, os vereadores derrubaram o veto por 5 votos a 4.

 

O presidente Edson apresentou o Projeto de Lei, que concede título de Utilidade Pública Municipal para o Instituto Biu Batista por prestar relevantes serviços sociais  e culturais ao município. Depois de um vasto debate, o projeto foi votado e aprovado por 7 votos contra 1. Edson disse que a situação da saúde estadual está caótica e que esse movimento das câmaras tem tomado força para pressionar o governo do estado. Com a chegada da mensagem do Executivo, afirmando que não houve adesão do município ao programa de residência com FIP, o que comprova a denúncia feita por ele, que estavam faltando médico em Catingueira. “Não era FAKE como alguns disseram, mas verdade”.  Por fim, agradeceu a gestão que atendeu a seu pleito de 2017, que era ativar a Filarmônica São Sebastião. Finalizou agradecendo e se emocionou  com o carinho do seus pares e do povo para o com seu irmão Elenui. Citou a passagem de Mateus 11: 28-30… “Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

 

Houve debate sobre o requerimento que as câmaras da região de Patos estão votando para reivindicar melhorias nos hospitais estaduais, sobretudo o Regional em Patos, Maternidade Infantil, pois esses assistem a dezenas de municípios da região.

 

Vereador Zezito (DEM) afirmou que a situação da saúde do estado está complicada, o que prejudica a população de Catingueira, pois os PSFs não têm médico nos fins de semana. Classificou como positivo esse requerimento da saúde. Concordou com o pleito Morais, que pede providência para ‘proteger’ a Antena da TIM, pois lá está um perigo só. Por fim gradeceu ao secretário de agricultura.

 

Sueldo Campos (MDB) disse que é importante esse movimento feito pelas câmaras regionais. Afirmou que não era contra o Projeto de Lei que concede título de: Utilidade Pública Municipal, para o Instituto Biu Batista, apenas pediu para ser adiada a votação, mas não teve sucesso. Pediu ao secretário municipal melhoramento em algumas estradas, que estão sendo feitas, segundo ele, o serviço deixa a desejar.

 

Martim Soares (PR) reclamou da saúde do estado. Disse que está uma vergonha e pediu providência do governador João Azevedo (PSB). “Só espero que João Azevedo não fique debaixo da sola de Sapato de RC”. Denunciou algumas estradas do município cheias de buraco  e mato e disparou: “É uma vergonha”.

 

Vereador Aelson (MDB) avisou ao povo do Curtume que a prefeitura vai colocar as lâmpadas. Disse que é importante reivindicar melhorias na saúde do estado, sobretudo no Hospital Regional de Patos, que atende a mais de 42 cidades. 

 

Silvan Silva (PSDB) disse que é importante pedir melhoramento na saúde do estado. Se acostou a moção de pesar ao seu amigo, seu irmão, Elenui Soares. Agradeceu a Deus e pediu proteção para a todos.

 

Lindeilton Leite (PCdoB) disse que é preciso votar com urgência o título de Utilidade Pública, para que o Instituto Bio Batista tenha facilidade em fazer parcerias, após esse certificado. Portanto ninguém pode ir contra essa propositura, pois virá recursos para Catingueira. Por fim, disse que é importante a união das câmaras em defesa da saúde do estado.

 

O Vereador Morais (PR) lamentou o veto do prefeito, que não valorizou os motoristas e  tratoristas do município. Classificou como louvável o requerimento para melhorar a saúde estadual. “Eu estive no Hospital Regional de Patos, e presenciei que até copo descartável está faltando; “É lamentável. Espero que o Governador resolva essa situação caótica”. Apresentou um requerimento pedido a limpeza do esgoto ao lado do campo de futebol.  “A fedentina é enorme, ocasionando transtorno a população”. Solicitou também a limpeza do mato do cemitério público. “É constrangedor para quem vai visitar ou se despedir de um ente querido, sem falar nos visitantes de fora, é feio para nós”. Apresentou duas moções de pesar para Elenui Soares e Zezé do Curtume: “homens simples, trabalhadores e honestos”. Por fim, anunciou um requerimento verbal que pede providência a empresa TIM, pois  onde fica a antena é muito perigoso, porque tem uma corrente elétrica alta e, lá passa muitos alunos do município  diariamente. A prefeitura pode fazer algo emergencial.

 

O parlamentar Leoberto disse que é importante o requerimento da saúde, pois a saúde do estado está fraca. Quanto ao projeto sobre o Instituto Bio Batista, disse que não era contra, mas pediu o adiamento da votação, como não houve adiamento, ele votou contra.

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...