segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Vereadores de Catingueira derrubam veto do prefeito Dr. Odir que tinha rejeitado projeto da Cultura
Política

Vereadores de Catingueira derrubam veto do prefeito Dr. Odir que tinha rejeitado projeto da Cultura

 

 

A Câmara municipal de Catingueira retomou os trabalhos legislativos neste sábado (10). O presidente Edison Soares (MDB) iniciou a sessão as 10h30. Todos os vereadores compareceram à reunião.

 

Os dois temas abordados na sessão foram o terreno do Colégio Inácio da Catingueira e o veto do prefeito Dr. Odir Borges ao Projeto da Cultura; ‘Prata da casa’ de autoria do vereador Edison Soares.

 

O Projeto do terreno da escola Inácio da Catingueira, segundo os vereadores, trazia algumas dúvidas. Na oportunidade, o prefeito Dr. Odir Borges (MDB) veio à sessão e esclareceu os questionamentos dos parlamentares.

 

O projeto dizia que uma parte do terreno desapropriado iria servir para construir uma Garagem da prefeitura, ao lado da escola, algo que os vereadores não concordaram e sugeriram para deixar para construir um Ginásio, ou deixar para ampliar a escola no futuro.

Depois de ouvir os questionamentos dos vereadores, o prefeito Dr. Odir fez ponderação sobre o projeto, mas aceitou as sugestões para mudanças dos vereadores e assim foi definido que o Projeto será corrigido e voltará para ser votado na Câmara, onde não terá mais o terreno para Garagem, e que o espaço ficará para a escola e a posterior poderá servir para a ampliação da Escola Inácio da Catingueira e também para a construção de um Ginásio.

 

Entenda o caso

 

O governo estado da Paraíba está construindo a Escola Inácio da Catingueira, com 6 salas de aulas, e a contrapartida do governo  municipal foi a doação do terreno que mede 40 metros por 60. Só que a prefeitura adquiriu também no mesmo lugar mais dois terrenos, onde pensava em construir a quadra de esportes e também a Garagem. Pois bem, depois do debate com os vereadores ficou acertado entre a Câmara e o Prefeito o seguinte: Não terá mais terreno para Garagem nesse local, e o terreno dos fundos da escola que mede 40x40m, ficará para uma futura ampliação da escola e já o outro ao lado da escola que mede 50x 100m ficará para o município para uma possível construção do Ginásio Poliesportivo, feito pelo estado, isto porque o governo sempre pede o terreno como contrapartida do município. 

 

Os vereadores ficaram satisfeitos com as mudanças e parabenizaram o prefeito.

 

O prefeito foi questionado sobre outros problemas como segurança pública, ônibus escolar e alguns casos de falta de médico. Em relação à falta de policiamento na cidade, ele disse que falou com o Comandante Coronel Chaves, mas o chefe disse que o problema é o contingente policial, só é possível melhorar quando forem chamados mais policiais por meio de concurso. O vereador Lindeilton Leite (PCdoB) sugeriu que o prefeito entre na justiça contra o estado.  Sobre esse tema, o presidente Edson esclareceu à população que nunca pediu Blitz para o 13º batalhão vir apreender motos dos ‘pobres’, pelo contrário, solicitou mais policiamento para a cidade. Quanto à falta de médico nos postos da cidade,  o presidente questionou o prefeito. O gestor disse que essa área é a mais difícil de uma administração, mas que a saúde de Catingueira é a melhor da região, apesar de algumas falhas.  Quanto ao ônibus que leva os universitários para Patos e está andando superlotado com, em média, 80 alunos, o presidente Edison pediu providências ao gestor, pois é um perigo eminente. O prefeito Dr. Odir disse que falou com o governador João Azevedo, que garantiu que em breve vai destinar um ônibus para o município, ainda afirmou que pediu também à senadora Daniella Ribeiro (PP).

 

Na parte final da sessão foi votado o veto do prefeito Dr. Odir que rejeitou o projeto da Cultura; ‘Prata da Casa’. O prefeito alegou inconstitucionalidade do projeto. Porém, os nove vereadores derrubaram o veto do prefeito, ou seja, votaram a favor do projeto da cultura. Agora virou lei.

 

Por fim, foram apresentados dois requerimentos do vereador Morais e sobrescrito pelos demais, de Moções de pesar pelos falecimentos do empresário e vaqueiro, Felizardo Félix, Manoel de Jovino, a senhora Nair Queiroz, Luiz Trajano e Cícero Gino. O vereador Zezito (DEM), solicitou do prefeito à construção de uma Central de Velório do Município. Martim Leite (PR) apresentou dois requerimentos para o secretário de infraestrutura, pedindo o conserto de duas passagens molhadas na Comunidade Riacho Fundo, e adquirir a coberta do Ponto de ônibus do Barrento. Martim apresentou moção de pesar ao ex-prefeito de Santa Terezinha, Naíde Cabral. Morais também pediu a recuperação do trecho da estrada que dá acesso ao Açude do Cego. Vereador Leoberto disse que o secretário vai consertar. Por fim, o presidente avisou a todos que foi colocada a tampa da estrutura da antena da TIM.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...