A vereadora Nadir Rodrigues usou a tribuna na sessão ordinária desta quinta-feira, 08, para cobrar a implementação de Leis que sugerem capacitação para os profissionais de saúde, em Patos e o ensino de libras nas escolas da cidade.
As duas Leis, de autoria de Nadir, foram instituídas desde 2015. Uma delas obriga a inclusão da língua brasileira de sinais no currículo escolar do município e a outra dispõe da obrigatoriedade de profissionais especializados em libras nas unidades de saúde públicas do município.
Segundo a autora, os serviços prestados em Patos precisam praticar a inclusão, para facilitar a vida de pessoas com comunicação limitada: “Além de facilitar a comunicação entre os surdos, a Libras também cria uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes, uma vez que já está previsto em lei a presença de intérpretes deste idioma em diferentes instituições sociais. A compreensão e a utilização de Libras vem colaborar com a inclusão social dos surdos, tão almejada, desprezando toda e qualquer forma de discriminação e preconceito com esse grupo”, pontuou.
O Brasil reconhece, desde 2002, a Libras como língua das comunidades surdas. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo antes da oficialização, a Libras já era falada no Brasil, desde o século 19.
Assessoria
Deixe um comentário