Cerca de 50 famílias do Assentamento Espinharas, na região do município de São José de Espinharas, receberam uma notificação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para deixaram as terras que estão sendo ocupadas pelos moradores em um prazo de 15 dias.
Das 59 famílias, apenas nove têm autorização legal para ocupar o espaço onde habitam hoje. Segundo o vereador Kada, vários meios já foram adotados para regularizar a situação dessas famílias carentes, mas segundo ele o INCRA não foi ao local para conversar melhor com os moradores.
“Na semana passada, o INCRA veio aqui para notificar os moradores, dando 15 dias para que eles desocupem as casas. Então, são pessoas desamparadas. São muitas famílias, muitas crianças, são em torno de 50 crianças, então estão loucos, porque não tem para onde ir. Eles me procuraram e eu estou procurando a imprensa, a princípio, para ver se as autoridades procuram legalizar a situação dessas famílias, para evitar que eles vão para o meio da rua. São pessoas humildes, simples, pessoas carentes mesmo”, afirmou Kada.
Para o vereador, este não é o melhor momento para realizar este tipo de ação, pois as famílias já vivem em crise financeira e estão ainda mais prejudicadas em função da pandemia. Kada lamentou que em pleno momento de Natal, famílias tenham de deixar suas casas para viver na rua.
“O espírito natalino do pessoal do INCRA falhou demais, em cima do natal, fim de ano, vir com uma proposta para eles desocuparem as casas. É uma tristeza, né? Eles já solicitaram a presença do INCRA, mas eles não vêm aqui, não tem interesse de vir aqui, por isso está prejudicando mais de 40 famílias que não têm para onde ir. É estado de calamidade mesmo lá”, finalizou o vereador.
A reportagem do Blog do Jordan Bezerra não conseguiu estabelecer contato com algum representante do INCRA. Portanto, o espaço fica aberto a possíveis esclarecimentos.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário