segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Vereador de Monte Horebe comenta decisão da justiça e, diz que pode ser revertida; veja
Política

Vereador de Monte Horebe comenta decisão da justiça e, diz que pode ser revertida; veja

 

 

A Justiça Eleitoral cassou os mandatos de todos os vereadores e suplentes de vereadores da cidade de Monte Horebe, no Sertão paraibano. Eles foram condenados em primeira instância por fraude eleitoral, ao lançarem “candidaturas laranjas” de três mulheres, para cumprir a cota mínima de 30% do gênero.

 

 

O vereador de Monte Horebe, Júnior Guarita (MDB), comentou com o Blog do Jordan Bezerra, a decisão do juiz Ricardo Henriques Pereira Amorim, da 40ª Zona Eleitoral de São José de Piranhas, que cassou o mandato dos nove vereadores eleitos no município, pela prática de crime eleitoral.

 

 

Ele classificou a sentença judicial como passiva de questionamento em grau de recurso, para reverter a sentença nas instâncias superiores.

 

 

“Decisão judicial não se discute. Nesse caso a decisão pode ser questionada em grau de recurso, vamos requerer no prazo correto e reverter esse resultado na instância superior”, disse o parlamentar.

 

 

Júnior Guarita se disse tranquilo, uma vez que o recurso tem efeito suspensivo a decisão, sem a necessidade portanto, de uma alteração na composição do poder legislativo de Monte Horebense.


Júnior Guarita obteve 308 votos, no pleito de 2020, sendo o 3º mais votado no município de Monte Horebe-PB.

 

 

A DECISÃO

 

 

Na decisão do juiz Ricardo Henriques, foram cassados os nove vereadores do município, todos do MDB, e três suplentes, mas os vereadores poderão permanecer no cargo enquanto a ação não transitar em julgado.

 

 

Estão sendo investigados os vereadores eleitos Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite de Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro e José Soares de Sousa. Também são investigadas as suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

 

 

As investigações apontaram que as candidatas Nilma Barbosa dos Santos, Josefa Alice Costa e Iracy de Sousa Cavalcanti Ferreira forjaram a participação na disputa para beneficiar os homens da chapa.

 

 

Josefa Costa, por exemplo, é esposa do vereador eleito José Nilton Pereira Dantas, e alegou que desistiu da disputa na reta final da campanha para apoiar o próprio esposo. Outro caso que chamou a atenção foi o de Iracy Ferreira, que fez campanha nas redes sociais pedindo voto para outro candidato.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...