A Câmara Federal aprovou nesta terça-feira (17), em segunda votação, a volta das coligações para o pleito de 2022. Naturalmente, passará pelo crivo do Senado Federal, que deverá apreciar e aprovar ou reprovar. Caso seja aprovado e sancionado pelo presidente, com um ano antes do próximo pleito eleitoral, já valerá para 2022 com as novas regras.
As coligações existiam até 2017, mas foram extintas pela Câmara e sancionada pelo Senado, mas agora a Câmara desfaz o que tinha feito, contracenso, e agora volta a falar sobre esse sistema eleitoral.
O Blog do Jordan Bezerra conversou sobre esse assunto com o senador e vice-presidente do Senado Federal, o presidente estadual do MDB na Paraíba, Veneziano Vital. Questionado se ele acreditava que o projeto teria condição de passar pela Casa e qual a opinião dele.
Veneziano disse que acha “difícil” que o projeto seja aprovado para a volta das coligações. Ele, como representante maior do MDB, disse que a opinião do partido, será definida na próxima semana.
Já um sinal de que, na visão de Veneziano, as coligações serão barradas no Senado.
Na semana passada, sobre esse mesmo tema, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), usou a expressão “retrocesso” sobre a volta das coligações para o pleito eleitoral.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário