segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Vale do Piancó terá radiotelescópio gigante. Construção deve começar esse ano
Gerais

Vale do Piancó terá radiotelescópio gigante. Construção deve começar esse ano

 

Um radiotelescópio será construído na Paraíba para auxiliar em pesquisas sobre energia escura e a origem do Universo. A novidade foi tema da matéria publicada no UOL, nesta segunda-feira (13). A construção deve começar ainda neste ano e o equipamento deve entrar em operação em 2022.


De acordo com a publicação, os pesquisadores fizeram um mapeamento de 15 regiões no Brasil e Uruguai à procura do melhor local. E identificaram na Paraíba, próximo à cidade de Aguiar, a zona com o menor número possível de interferências para a captação dos sinais.


“A região da Paraíba é limpa. Tem pouca contaminação de rádio, de antenas. Todas as outras áreas que analisamos para essa frequência são bem contaminadas, pois a banda que a gente opera é próxima à do 3G. Tem que ser lugar que não tenha muita torre de celular, sinais de transponders de avião, torres ou radares de controle de tráfego aéreo”, conta o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Carlos Alexandre.


A reportagem também aponta que os pesquisadores estão em negociação com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) da Paraíba para a construção de estradas de acesso ao local da construção.


O radiotelescópio  será construído por um consórcio de entidades brasileiras e estrangeiras e deverá detectar e analisar rastros de hidrogênio neutro (a combinação de um elétron e um próton) no Universo.


O texto explica ainda que o radiotelescópio brasileiro não será um dos maiores do tipo. O diferencial dele está no seu propósito. “A escolha de outros do tipo foi medir o Universo mais longe. A nossa escolha foi medir o Universo mais perto de nós. Aí vamos poder comparar com os outros porque são épocas diferentes e vemos se e como a física muda. Não tem nenhum instrumento hoje trabalhando nessa frequência. Vão usar o nosso como referência de como o hidrogênio se comporta da metade da idade do Universo para mais perto de nós e vice-versa”, diz Carlos Alexandre.

 

Clickpb, com informações do Uol


 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...