Como já é do conhecimento de muitos, novembro é o mês de cuidado e prevenção das doenças dos homens, sobretudo o Câncer de Próstata, que é a doença que mais atinge homens no mundo atualmente. A campanha ‘Novembro Azul’ foi criada para a conscientização e mobilização dos homens no cuidado com a saúde, e é realizada em todo o mundo.
O Blog do Jordan Bezerra conversou, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de novembro, com o médico Dr. Eliseu José de Melo Neto, urologista e cirurgião geral em Patos-PB, sobre a importância de diagnosticar precocemente doenças como câncer de próstata e de pênis.
“Quando o diagnóstico de cânceres é obtido em uma fase bem inicial, as chances de cura aumentam significativamente. O índice de sobrevida é muito elevado. Então por isso que nós sempre estamos alertando aos homens que venham fazer os exames, percam a vergonha, o preconceito e venham se cuidar. Quando mais cedo se tiver o diagnóstico, mas chances de alcançar a cura”, lembrou Dr. Eliseu.
Dr. Eliseu também fez uma avaliação sobre a campanha ‘Novembro Azul’ e falou da importância do trabalho de conscientização que vem sendo feito a cada ano nos municípios e estados brasileiros.
“A campanha ‘Novembro Azul’ vai depender do estado, do município e de quem esteja organizando, mas é um trabalho que vem se solidificando na nossa região, e muitos municípios fazem grandes festas, logo tem sido uma política de assistência ao homem em forma de mutirão, e isso é muito positivo. Nós temos é que louvar porque muitos municípios abraçaram a causa do ‘Novembro Azul’”, avaliou o médico.
Sobre as consultas e idas ao médico, Dr. Eliseu orientou que homens procurem um urologista ao menos uma vez por ano, para evitar surpresas. Ele disse que há mais chances de cura quando o diagnóstico é precoce.
“Nós recomendamos que o homem venha ao urologista pelo menos uma vez por ano para fazer os exames mais importantes e prevenir cânceres e outras doenças, depois dos 40 anos para homens que tenham casos positivos dessas doenças, e todos os homens depois dos 45 anos devem procurar um urologista para acompanhamento. É preciso ficar de olho, pois o câncer de próstata é silencioso e quando se manifesta já está muito avançado”, explicou Dr. Eliseu.
Ele destacou ainda que a campanha tem servido para dar diagnóstico precoce de vários tipos de tumores, e afirmou que é de valor inestimável para a saúde e sobrevida de homens de várias idades, pois muitos têm obtido o diagnóstico de doenças em fases iniciais.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário