segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Opinião UMA POR DIA… “As praias do Brasil emporcalhadas Lá lá lá lá”
Opinião

UMA POR DIA… “As praias do Brasil emporcalhadas Lá lá lá lá”

 

Escola! Marche! As praias do Brasil ensolaradas, Lá lá lá lá; O chão onde o país se elevou Lá lá lá lá… Acrescentemos à letra da música: “Eu te amo meu Brasil”, gravada pelo grupo “Os Incríveis”, em 1970, e considerada um hino ufanista do regime militar… – “As praias do Brasil emporcalhadas, Lá lá lá lá”, para demostrar a nossa indignação quanto ao desastre ambiental ocorrido no nordeste, no início do mês de setembro.

 
Desde então, um óleo cru vem manchando a costa nordestina em uma extensão de Cerca 2.250 km, despejado sabe-se lá por quem. Até esta data, as manchas já apareceram em 194 praias, atingindo 28 municípios em todos os 9 Estados da região.

 
O presidente em exercício, Hamilton Mourão, rechaçou a tese de que o governo demorou em dar resposta ao desastre ambiental e que militares do Exército vão reforçar as ações de limpeza das praias no litoral do Nordeste. O fato é que a população praiana, ignorando a possibilidade de contaminação, antecipou-se ao protocolo e está promovendo, por sua conta e risco, a retirada do petróleo. Sem considerar o descarte, e de forma voluntária, já recolheram cerca de 600 toneladas de resíduos. – “Tá chegando a alta estação e não podemos perder mais turistas, ôxente… – Bora, bora, bora!”

Os órgãos de inteligência estão trabalhando para tentar chegar à conclusão de onde partiu esse óleo. – Veio mesmo da Venezuela ou de alguma refinaria da Shell, empresa petrolífera multinacional? – Vai ver ainda é resquício de uma das 13 embarcações de Cabral, que lavaram os seus porões para transportar a nossa pureza. 

“Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo. ” (Trecho da carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal). Já que foi aí que tudo se fez começo: 

“Eu te amo meu Brasil, eu te amoMeu coração é verde, amarelo, branco, azul anil…”

 

Misael Nóbrega de Sousa

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Padre Fabrício celebra 16 anos de evangelização realizados com Amor – por Jordan Bezerra

  O padre Fabrício Dias Timóteo, que pertence à Diocese de Patos,...

Umas e Outras

  Nabor Wanderley vai entregar à população patoense um verdadeiro cemitério de...

Três anos de saudades de meu pai, Miguel Lilioso, por Jordan Bezerra

  Hoje, 5 de abril de 2024, a saudade se renova em...

Futebol de Patos precisa de um Aldeone Abrantes – Por Jordan Bezerra

  Quem acompanha o futebol de Patos está se questionando sobre o...