A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o tenente-coronel Esaú, comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba, na região de Patos. Há um mês, Esaú foi nomeado para comandar a tropa do sertão e fez um balanço das atividades, destacando ideias e iniciativas adotados por ele e pela equipe de segurança.
Inicialmente, Esaú falou do desafio de assumir uma força de segurança que responde por uma área gigantesca e precisa assegurar a ordem em diversas cidades do baixo sertão da Paraíba. Segundo ele, foi um mês de ações rápidas e de parcerias que já mostram resultados positivos para a população.
“É uma missão difícil, que nós abraçamos e precisamos realmente estar envolvido de um objetivo muito forte de ações de implementação de uma nova política de segurança, eficaz, firme, em um período onde temos muitos eventos, muitas demandas para a Polícia Militar. Nós tivemos muito trabalho realizado, um mês que partimos numa arrancada muito forte, e começamos com o cumprimento de nossas obrigações, em dar ênfase à Operação Paradigma, com foco nas abordagens, ações de Blitz, presença da PM nas ruas. Atuação diferente, que faz com que a população sinta o aumento de segurança”, declarou o tenente-coronel.
Comandante Esaú fez um balanço das principais ações do seu governo à frente do 3º BPM, em que destacou ações solidárias da polícia, uma forma de se aproximar cada vez mais da sociedade e mostrar aliança com o povo. Esaú disse que a criminalidade começa a mostrar fraqueza após ações.
“Nós conseguimos perceber uma mudança na dinâmica de roubos e furtos, com a perspectiva de estancar crimes. O projeto Polícia na Praça busca parcerias e realizamos o primeiro, que foi maravilhoso, muito bem aceito. Esse primeiro mês temos todas as atividades juninas, uma avalanche de eventos, demandas, mas buscamos vínculos com parceiros para um segundo momento. Quando buscamos tratar as pessoas com respeito, carinho e dignidade, as pessoas se sentem importantes, se sentem com valor, e tem sido assim”, detalhou Esaú.
Sobre a Patrulha rural, a reportagem questionou acerca do retorno e da importância de reforçar a segurança nas áreas mais periféricas da cidade. Esaú falou sobre a atuação e reforço das iniciativas no campo.
“A Patrulha Rural atua em todo o cenário de nossa área, que é gigantesca para ser coberta, e tem trazido realmente esse momento de buscar pacificação, não é tarefa fácil. Quando o gato está presente, os ratos se escondem, e é assim, estamos buscando aperfeiçoar o modelo, com algumas ideias novas, como o georreferenciamento e uma estrutura de solidariedade, onde o próprio homem do campo fará parte de um protocolo de segurança”, afirmou.
Ouça a entrevista na íntegra no áudio abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário