O atual troca-troca de prefeitos, somada a crise política e administrativa de Patos, começou a ser desencadeada após 3 anos 9 meses e 8 dias do governo Francisca Motta, (PMDB), fato ocorrido em 9 de setembro de 2016, data em que ocorreu o afastamento da ex-prefeita.
Naquele dia, Patos amanheceu sendo governada por Francisca Motta, e terminou o dia sob o comando do vice-prefeito, Lenildo Morais-PT, que a exemplo de Bonifácio Rocha, (PPS) e Sales Júnior, (PRB), governou a cidade de forma interina durante pouco mais de 100 dias.
De lá para cá, Patos já vivenciou mais três períodos administrativos diferentes e chega agora ao quarto gestor, num intervalo de pouco menos de três anos, podendo ter mais um período administrativo, caso a justiça confirme o pedido da defesa do prefeito afastado, Dinaldo Filho, para retornar à condição de chefe do executivo na Capital do Sertão.
Veja a retrospectiva da página mais negra da história política patoense:
Manhã do dia 09 de setembro de 2016-Afastamento de Francisca Mota, na operação veiculação, deflagrada pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal e Controladoria-Geral da União (CGU).
Tarde do dia 09 de setembro de 2016: Lenildo Morais assume a prefeitura de Patos de forma interina, em lugar de Francisca Mota, e permanece no cargo durante 3 meses e 21 dias.
Manhã do dia 01 de janeiro de 2017: Dinaldinho assume a condição de prefeito, após ser eleito com maioria de 5.100 votos, em outubro de 2016.
Tarde do dia 14 de agosto de 2018: Dinaldinho é afastado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), após passar a ser investigado pela operação “Cidade Luz”. Ele ficou no cargo durante 1 ano, 7 meses e 13 dias.
Manhã do dia 15 de agosto de 2018: Bonifácio Rocha (PPS), é empossado como prefeito interino de Patos, assumindo o lugar de Dinaldinho, após determinação da Justiça, no âmbito da Operação Cidade Luz.
Tarde do dia 04 de abril de 2019: Bonifácio Rocha (PPS), entrega carta a Câmara de Vereadores e renuncia ao cargo de prefeito interino de Patos. Ele governou Patos durante 7 meses e 19 dias.
Tarde do dia 05 de abril de 2019: Sales Junior toma posse como novo prefeito interino de Patos, em lugar de Bonifácio Rocha, após renúncia do então prefeito interino.
Tarde do dia 20 de agosto de 2019: Sales Júnior entrega carta renúncia do cargo de presidente da Câmara Municipal de Patos e renuncia à condição de prefeito interino. Sales Júnior governou Patos durante 4 meses e 15 dias.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário