segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Terceiro LIRAa de 2021 aponta redução significativa do índice de infestação pelo Aedes aegypti, em Patos
Gerais

Terceiro LIRAa de 2021 aponta redução significativa do índice de infestação pelo Aedes aegypti, em Patos

 

O resultado do 3º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), em 2021, mostrou que Patos tem índice de infestação do mosquito de 2,6%, ou seja, um percentual que classifica o município como médio risco. 

 
O levantamento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e setor de Vigilância Ambiental, entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, fazia 5 anos que a cidade de Patos permanecia em alto risco, e agora conseguiu voltar para médio risco, caindo de 4.0% do segundo LIRAa deste ano, para 2,6% neste terceiro levantamento.

Ele citou que o trabalho de prevenção e educação em saúde dos agentes de endemias, a conscientização das pessoas em adotar práticas preventivas, e a utilização do novo larvicida foram responsáveis pela redução significativa do índice de infestação.

Sobre as localidades que apresentaram índice reduzido de infestação pelo Aedes, os bairros Jatobá, Monte Castelo e Conjunto dos Sapateiros costumavam fechar o levantamento acima de 3,9%. Contudo, nesse terceiro LIRAa, o índice de alguns bairros e também de outras localidades, a exemplo do distrito de Santa Gertrudes, baixou para 0.0%. 

Apesar da queda na infestação em relação aos levantamentos anteriores, o 3º LIRAa de 2021 aponta que a cidade de Patos está em alerta, e que a população e poder público precisam continuar unindo forças na prevenção e no combate constante ao Aedes aegypti Dia D de combate à dengue.

O coordenador da Vigilância Ambiental de Patos, José Júnior de Medeiros, informou também que antecipou para esta quinta-feira (16), as ações que seriam desenvolvidas amanhã, dia 17, conforme orientação do Governo do Estado, para o Dia D de combate ao Aedes. Desta forma, ao longo de hoje os agentes de endemias realizaram várias ações de conscientização e visitas aos locais estratégicos. 

Coordecom

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...