segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Tenente do Corpo de Bombeiros de Patos fala sobre cuidados na hora de trocar botijão de gás; veja
Gerais

Tenente do Corpo de Bombeiros de Patos fala sobre cuidados na hora de trocar botijão de gás; veja

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou com o tenente Aurélio Nóbrega, do Corpo de Bombeiros de Patos, que dá dicas pertinentes sobre o manuseio e troca do botijão de gás. Muitos vendedores e consumidores ainda trocam de forma errada o botijão, sobretudo quando vão fazer a verificação se está ou não vazando gás. 

 

De acordo com o tenente, não é apropriado usar fogo para verificar se está vazando gás, pois pode causar explosão. Ele explicou a melhor maneira de verificar essa questão e como fazer.

 

“A troca de botijão de gás deve ser feita com todo cuidado. Então, ao trocar o botijão, não se deve utilizar fósforo ou isqueiro para verificar se está vazando. Pelo gás ser altamente inflamável, ele pode causar uma explosão no local. O melhor método de verificar vazamento é pegar uma esponja, umedecer com detergente e colocar a esponja no local, se ocasionar bolhas é porque está vazando gás. Daí tem que se chamar a empresa responsável para verificar se está vazando no ouringue, uma borrachinha que fica no registro ou se é no próprio botijão de gás. Não é só na válvula que tem que colocar a espoja, é em todo o botijão, inclusive nas soldas, para ver se está vazando”, explicou Aurélio. 


Ainda segundo ele, é necessário verificar a data de validade da mangueira e do registro de gás, pois eles tem prazo de validade e isso contribui para a segurança dos equipamentos. 

 

“Vale ressaltar que as mangueiras e os registros têm validade de cinco anos, e está impresso na mangueira a validade. O usuário tem que estar atento para verificar se está com a validade em dia. Caso entre em algum ambiente em que há cheiro de gás de cozinha, em hipótese alguma ligar ou desligar equipamentos elétricos, porque ao desligar ou remover a tomada, pode causar uma centelha e, dependenda da quantidade de gás que há no local pode haver uma explosão”, lebrou o tenente.

 

Em casos de urgência ou emergência, ligar para o 193, número do Corpo de Bombeiros. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Policial 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...