segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Sessão Solene homenageia com honrarias homens e mulheres que contribuem com o progresso da cidade
Política

Sessão Solene homenageia com honrarias homens e mulheres que contribuem com o progresso da cidade

 

A Câmara Municipal de Patos-PB realizou na noite da última segunda-feira, dia 06 de dezembro de 2021, uma Sessão Solene para homenagear homens e mulheres que prestam relevantes serviços à população e, desta forma, contribuindo com o crescimento econômico, educacional, cultural e social da cidade. Devido a pandemia da COVID-19, o evento ocorreu com restrição do número de pessoas e com a observância das medidas estabelecidas no Decreto Municipal.


HONRARIAS

As homenagens foram iniciadas com a entrega da Comenda Ministro Ernani Satyro, concedida ao juiz aposentado Dr. Duílio Wanderley de Araújo, de 74 anos. A iniciativa foi do vereador Jamerson Ferreira (PL) argumentando na justificativa do APPL Nº 214/2021, os relevantes serviços prestados à advocacia e a justiça. “Não somente na cidade de Patos, mas também em todo o estado, sobretudo, no Sertão. ”, sustenta Ferreira. Nascido em 14 de setembro de 1937 na cidade de Patos, Dr. Duílio Wanderley concluiu seu curso de Direito na Faculdade Cândida Vargas (RJ) no ano de 1965. Também atuou como promotor de justiça na Comarca de Patos, mas, no ano de 1969, após ser aprovado em concurso público, atuou como Juiz de Direito nas comarcas de Malta, Pilões, Cajazeiras, Piancó, Campina Grande e João Pessoa, todas na Paraíba. Também de autoria de Jamerson Ferreira, foi concedido o Título de Cidadão Patoense ao médico Almi Soares Cavalcante. Natural da cidade de Condado, Almi veio estudar na cidade de Patos no ano de 1986, onde concluiu o antigo 2º Grau e, em seguida, foi aprovado no vestibular da UFCG – Universidade Federal de Campina Grande-PB para o curso de medicina.


Ainda de autoria do vereador Jamerson Ferreira, foram agraciados com os Títulos de Cidadão Patoense os radialistas e jornalista Wania Nóbrega e Paulo Mandú de Araújo. A jornalista e radialista Wania Nóbrega, natural da cidade de Santa Luzia-PB, chegou à cidade de Patos no ano de 2011. Já o radialista Paulo Mandú, que é natural da cidade de Jucurutu-RN, começou a trabalhar em Patos na década de 90. “Continuam dando uma grande contribuição ao jornalismo e ao entretenimento através das emissoras patoenses. ”, justifica Ferreira.


De autoria da presidente da Mesa Diretora da casa, vereadora Tide Eduardo (PSL), foi agraciado com o Título de Cidadão o servidor público de Patos e vereador na cidade de Santa Teresinha-PB, Damião Medeiros de Oliveira. Nascido em 03 de setembro de 1980 na cidade de Santa Teresinha, Damião começou a estudar no antigo Colégio Pedro Aleixo, em Patos, no ano de 1997. Como bolsista, também estudou no antigo Colégio GEO e, em 2002, iniciou curso de História nas Faculdades Integradas de Patos – FIP. Em 2007, através de concurso público, ingressou no serviço público como servidor da STtrans, onde permanece até os dias atuais. “Pela dedicação dispensada aos usuários que procuram a autarquia, é merecedor dessa honraria. ”, argumentou a presidente da casa.


De autoria da vereadora Cícera Bezerra Leite Batista (Nega Fofa), do Solidariedade, o pastor evangélico José Irenio da Conceição foi agraciado com o Título de Cidadão Patonese. Natural da cidade do Conde- BA, “desde 2014 ele desenvolve relevante trabalho social junto às famílias carentes de nossa cidade e, também, socorro espiritual. ”, justifica em seu projeto a parlamentar.


O vereador Francisco de Sales mendes Junior (Sales Jr.) do Republicanos, concedeu dois Títulos Honoríficos: um para o advogado Jonas Guedes de Lima e outro para o professor e escritor José Damião Limeira. Nascido na cidade de Teixeira-PB, Joanilson Guedes foi graduado pela UNIFIP no ano de 2012; pós-graduado em Direito Civil pela Faculdade de Direito Damásio em 2017. Foi secretário de Administração do Município de Patos em 2019 e, em seguida, Procurador do Município no mesmo ano. O outro, para o professor, escritor e poeta José Damião Limeira, natural da cidade Conceição-PB, “mas com relevantes serviços prestados, principalmente na área de educação. Bem como o advogado Jonas que contribuiu muito com a gestão municipal durante sua passagem pelas pastas municipais”, afirma o vereador autor.

O vereador Fernando Rodrigues Batista (Nandinho) do Avante, apresentou duas horarias destinadas ao casal Joelson Araújo Nunes e Silvania Dias Nunes. Ele, pastor evangélico, nasceu na cidade de Casa Nova-BA e ela, missionária, na cidade em Divisópoles-MG. Ambos chegaram a cidade de Patos no dia 17 de setembro de 2017. Fundadores da igreja O SENHOR QUE SARA, “mantém importante trabalho com jovens e adultos na comunidade do Residencial Itaiunga, principalmente o de evangelização. ”, argumenta Nandinho na justificativa do pleito.


O vereador José Ítalo Gomes (Republicanos) concedeu dois Títulos de Cidadão aos poetas repentistas “irmãos Pereira”, José Genaldo Pereira Leite e Vicente de Paulo Pereira Leite. Nascidos na cidade de Mauriti-CE, ambos vieram morar em Patos em novembro de 2004, para assumir o comando do programa radiofônico intitulado POESIA E VIOLA levado ao ar pela rádio Espinharas. “Há 17 anos contribuindo com a cultura regional. ”, assegura o autor. O parlamentar também foi autor do título de cidadão patoense concedido ao Diretor do Complexo Regional de Patos, Francisco dos Santos Guedes. Nascido na capital João Pessoa-PB no dia 16 de novembro de 1985, Francisco Guedes, que é graduado em Administração de Empresa pela UNESC/PB, se dedicou em gestão de saúde. “Parte dessa experiência aplicada no momento mais difícil que foi a da pandemia. ”, lembra Ítalo, justificando a honraria.


O vereador Marco César (PSC) homenageou o deputado estadual e médico Érico Djan Corte de Alencar (Cidadania), o professor universitário e vice-prefeito de Patos, Jacob Silva Souto (Rede) e a fisioterapeuta Liliane Abrantes de Sousa, ambos com Título de Cidadão. Nascido no dia 12 de julho de 1978 na cidade de Caruaru-PE, Érico Djan veio morar em Patos no ano de 2002. Entre os anos de 2011 e 2016 esteve à frente da direção do Hospital Infantil Noaldo Leite. Nascido no dia 18 de abril de 1962 em Brasília-DF, Jacob Souto erradicou-se em Patos no ano de 2015 após tornar-se professor titular na Universidade Federal de Campina Grande. Nas eleições de 2020 elegeu-se vice-prefeito da cidade. Já a fisioterapeuta Lili Sena, como é chamada pelos colegas, nasceu no dia 17 de junho de 1984 e desde 2013 fixou residência em Patos, após ser convidada pra assumir a direção do Complexo de Saúde de Patos e, posteriormente, a 6ª Gerencia Regional de Saúde. “Ambos têm contribuído muito com a saúde e a educação de nosso município.”, argumenta César na sua justificativa.


O vereador Kleber Ramon da Silva Araújo (Ramon de Chica Pantera, do PSL), concedeu honrarias ao senhor Marcos Antônio da Silva e João Batista Sarmento, ambos naturais do estado de São Paulo. Nascido no dia 22 de agosto na cidade de Guarulhos-SP, Marcos Antônio fixou residência ainda criança na cidade de Patos, trazido pelos pais Petronilo Moura da Silva e Maria Nicinha da Silva. João Batista, natural da cidade de São Paulo-SP, nasceu no dia 12 de dezembro de 1982 e fixou residência em Patos no ano de 1997. “Os dois continuam contribuindo com atividades sociais de grande relevância. ”, justifica Ramon.


O vereador Willami Alves de Lucena (Wila da Farmácia, do Pros), concedeu Título de Cidadã Patoense a empresária e professora Francinalda Barbosa Lima. Nascida no dia 25 de abril de 1967 na cidade de João Pessoa-PB, fixou residência em Patos no ano de 2002. Graduada em fisioterapia com especialização em saúde da família e fisioterapia dermato-funcional, é proprietária da empresa Salute Center. “Como professora tem contribuído com a educação universitária de nosso município. ”, argumenta o edil em sua justificativa.


Já o vereador Josmá Oliveira (Patriota) homenageou o Pastor Evangélico Sandro Fernandes Paiva e o servidor público Delano Pinheiro Belmont. Nascido no estado Rio de Janeiro, O pastor Sandro fixou residência na cidade desde 2017 para assumir os trabalhos da Igreja Congregacional, dentre esses o de assistência social as pessoas em situação de rua. O servido Público Delano Belmont nasceu na cidade de Cajazeiras-PB, mas desde 1964 fixou residência em Patos. No ano de 1977 começou a trabalhar no D.E.R – Departamento de Estradas e Rodagens da Paraíba. “Seu Belmont tem uma história de relevantes serviços prestados na estatal e o pastor Sandro no serviço social. Ambos merecem esse reconhecimento. ”, justificou o parlamentar.


Por fim, a vereadora Maria de Fátima Medeiros de Maria Fernandes (Fatinha Bocão, do PSL), homenageou os professores Alana Candeia de Melo e Robson Pereira de Oliveira. Ela, nascida no ano de 17 de fevereiro de 1959 no município de São Mamede-PB e ele nascido 06 de julho de 1983 em Petrolina-PE. “Como professora universitária e pró-reitora da UNIFIP, Alana tem dado importante contribuição a educação dos nossos filhos. Da mesma forma o jovem professor Robson, que ao longo desses anos lecionado nas escolas do município, vem transformando o ensino nas séries iniciais. ”, argumenta a vereadora em sua justificativa.


Ao final da Sessão a presidente da casa, Tide Eduardo, comemorou o sucesso de evento. “Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga do Título de Cidadão Honorário significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar tanto eticamente, quanto moralmente e por prestar relevantes serviços a cidade, ajudando no seu desenvolvimento na promoção do bem comum. ”, pontuou a vereadora.


 Por Ascom-Câmara

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...