segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Santa Teresinha Sessão ordinária é marcada por denúncias e esclarecimentos, nesta sexta-feira (20)
Santa Teresinha

Sessão ordinária é marcada por denúncias e esclarecimentos, nesta sexta-feira (20)

 

A sessão ordinária e presencial, ocorreu nesta sexta-feira, dia 20 de maio, sendo transmitida também pela Rádio Conexão FM, 104.9. A sessão contou com a presença dos 9 vereadores. O presidente da Câmara Municipal de Santa Terezinha, Zé do Egito (PSDB), abriu os trabalhos às 17h00.

 

Quem primeiro usou da palavra foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB). O vereador apresentou votos de pesar a Francisco Ferreira (Tico da Santana). Denunciou a falta de reformas nas escolas rurais do município, e a falta de energia e estrutura para os professores que atuam na zona. Solicitou reformas na lavanderia municipal, pois muitas pessoas dependem do local. Por fim, agradeceu a aprovação do seu requerimento para a construção de um mata-burro nas Queimadas. 

 

O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu os colegas pela aprovação de seus requerimentos pela melhoria das ruas da cidade, devido ao período chuvoso, e também a solicitação de uma audiência pública para debater o aumento do policiamento na cidade, principalmente nesse período de festas. Por fim, parabenizou o requerimento do vereador Edcarlos de considerar o São João do Roçadinho em patrimônio cultural e imaterial da cidade.

 

O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu a aprovação de seu requerimento de construção de um mata-burro nas proximidades do Sítio São Gonçalo. Destacou a importância do projeto do prefeito de criar a ouvidoria geral do município, para que a população possa fazer suas reclamações, críticas e também elogios à gestão. Por fim, parabenizou o trabalho de Mayslam Gomes na Secretaria de Saúde da cidade, sempre atendendo bem a população. 

 

O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu a Deus, a Virgem Maria e ao povo por mais uma sessão ordinária. Apresentou seu projeto de lei, o qual objetiva nomear Luiz Copinho como cidadão do município. Solicitou a reforma de um mata-burro entre as propriedades de João Serafim e da família Alves, no Lameirão. Por fim, agradeceu o secretário de infraestrutura pelos trabalhos realizados pela cidade.

 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Cobrou o carro fumacê na cidade, devido ao aumento no número de casos de dengue e chikungunya, e solicitou da secretária de saúde atitudes com relação a essa situação, bem como a intensificação do trabalho dos agentes de endemias municipais, para combater o mosquito responsável pela transmissão dessas doenças. Denunciou a falta de medicamentos na farmácia básica. Segundo ela, um popular a procurou, afirmando que há três meses espera a entrega de remédios, e não recebe. Criticou a atitude da secretária Rhyana Karla em marcar uma reunião com a equipe de saúde em um dia que só havia um médico para atender a população, solicitando que o médico Dr. Vitor saísse do plantão para participar de uma reunião no meio da manhã, deixando várias urgências pendentes. Denunciou a ausência do prefeito no município, onde a população o procura para receber a medicação controlada, mas não têm acesso a ele. Cobrou os trabalhos da secretaria de transportes e da secretaria de educação que deixou uma mãe, Luciana de Chico Soares, com seus três filhos esperando o ônibus dos estudantes, andando pela pista, sem expectativa de transportes para trazer as crianças para estudar no município. Solicitou da Secretaria de Educação a implementação dos psicólogos para atender os alunos, haja vista a preocupação de algumas mães com seus filhos. Denunciou a criação de animais soltos, próximos a pista, causando acidentes, muitas vezes fatais. Pediu conscientização dos criadores, e a fiscalização por parte do gestor, para resolver essa situação. Por fim, convidou a todos para participarem da Missa de 30 dias de seu irmão, que ocorrerá na Igreja Matriz do município.

 

O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado, e destacou que Tico foi de grande importância para o município. Destacou o Programa Opera Paraíba em Patos, que disponibilizará cerca de 100 cirurgias para o município de Santa Terezinha, que segundo ele, é um programa muito importante e necessário. Parabenizou a Secretaria de Saúde do estado da Paraíba por essa iniciativa. Destacou a instalação de ar-condicionados na escola Pedro Soares, uma importante aquisição para os estudantes e professores, e também a implementação de câmeras de segurança. Uma reforma, segundo ele, necessária, que será realizada pela gestão, na troca também de toda a fiação elétrica da instituição. Declarou o início da reforma das estradas vicinais das comunidades rurais, iniciando na Capesa, e prosseguindo pelas demais. Destacou as atrações do São João das casinhas, que conseguiu reunir bandas locais com nomes de expressão nacional, o que irá agradar a todos aqueles que estiverem presentes. Evidenciou a necessidade da segurança e da conscientização popular para manter a festa equilibrada e pacífica para todos. Destacou a sua participação da reunião de planejamento da audiência pública que tratará da questão dos idosos no município, onde ficou definido que no dia 15 de junho, às 9:30 será realizada a audiência na câmara, com a presença do Bispo Diocesano Dom Eraldo, dos representantes das secretarias, todos os vereadores e do gestor da cidade. Destacou a preocupação da gestão na reforma dos PSF’s, que será realizada em breve. Evidenciou a importância da construção de mata-burros nas comunidades rurais, e como o prefeito vem realizando esses projetos de modo efetivo. Por fim, declarou que o prefeito pretende sim, reformar a lavanderia local, para beneficiar toda a população.

 

O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Destacou seu projeto de lei denominando o São João do Alto do Roçadinho como patrimônio cultural, que tem uma história extensa no município. Solicitou que a gestão atual disponibilize vacinas para os pequenos proprietários, para defender a população que depende desse meio de subsistência. Cobrou da gestão a implementação do aumento do Piso Salarial dos Agentes de Endemias e de Saúde, pois as prefeituras municipais devem se adaptar a essa nova determinação. Denunciou o atendimento médico do PSF-II, criticando o atendimento do Dr. Vitor, que, segundo o vereador, não realiza um bom trabalho, debatendo com pacientes, é, de cordão com ele, um péssimo atendimento, sem ética. Cobrou da gestão a substituição do médico, pois a população não se adequa ao atendimento do médico do PSF-II. Declarou que a falta de medicamentos é persistente, as pessoas têm que comprar, pois a farmácia não tem. Criticou a sujeira das ruas municipais, os buracos dos calçamentos, e destacou a ausência de visibilidade desse problema na gestão. Cobrou a revisão dos ônibus, destacando que não há um funcionário responsável por esse trabalho de fiscalização. Comemorou a chegada de recursos de cessão onerosa, e espera que seja utilizada para a realização de requerimentos dos vereadores, favorecendo o investimento nas estradas e no município como um todo. Por fim, cobrou as reformas nas escolas, postos médicos urbanos e das comunidades, favorecendo o atendimento na zona rural do município, que, segundo ele, está havendo um descaso com o atendimento médico nos setores rurais.

O líder do prefeito, o vereador Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Sobre as escolas rurais, destacou que a gestão está apta a realizar essas reformas, disponibilizando equipamentos para professores da rede estadual, e que isso deve ser planejado em breve. Destacou que nunca uma gestão construiu tantos mata-burros como já foram construídos no início dessa gestão. Disse que essas obras são importantes para benefício das comunidades. Destacou que o carro fumacê já foi solicitado, porém o carro não é de propriedade municipal, mas sim estadual, restando apenas aguardar a solução. Respondendo a questão dos medicamentos, ele afirmou que a medicação que está em falta, não falta apenas no município, mas sim no Brasil inteiro, por falta de insumos vindos de países estrangeiros, um reflexo, segundo ele, da situação desastrosa que o país se encontra. Solicitou que a vereadora Lidianny fosse mais precisa em suas denúncias, trazendo informações esclarecidas. Declarou que irá buscar informações sobre esse caso de Luciana de Chico Soares, buscando entender a localização do sítio que ela mora, e a relação com o transporte. Comunicou que o carro compactador já está em João Pessoa, pronto para ser deslocado para o município, e que este veículo será de suma importância para a população. Destacou a implementação da rede de energia no Mercado Municipal, para que ele enfim possa começar a funcionar. Declarou que a população foi caloteada pela gestão passada, que recebeu os recursos para climatizar a escola Pedro Soares, mas não o fez. Destacou que o São João vai ser de suma importância para a economia e lazer da população local, sendo Santa Terezinha a primeira cidade a realizar 40 noites de festa. Parabenizou o vereador Edcarlos pelo requerimento de valorização do São João do Alto do Roçadinho. Sobre o piso dos agentes de saúde e endemias, o vereador destacou que será sim implementado, mas que foi uma adoção muito recente, tendo tempo ainda para a gestão se adequar. Sobre o trabalho do médico do PSF-II, Dr. Vitor, o vereador afirmou que essa é a primeira vez que escuta reclamações do seu trabalho. Afirmou que reuniões das equipes de saúde são sempre necessárias, e a demanda do dia foi solucionada, então não há porquê fazer tantas reclamações, já que o profissional só se retirou após atender todos os pacientes agendados. Por fim, afirmou que não faltou óleo em veículo algum do município, e que essa é uma denúncia infundada.


O presidente da Câmara Municipal, Zé do Egito (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Convidou todos os vereadores a participarem da novena do dia 30, a qual eles serão os noitários.

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeitura de Santa Terezinha promove o Carnaval do Criança Feliz e do SCFV

  A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria...

Veja a cobertura completa da II Corrida de Rua da Rádio Conexão FM de Santa Terezinha

  Foi realizada nesse sábado (22) a II Corrida de Rua em...

Secretário de Cultura de Santa Terezinha participa da Secult Itinerante, em Patos

  Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (21), na sede da Fundação...

Vereadores debatem avanços e problemas municipais durante Sessão Ordinária da Câmara de Santa Terezinha; veja vídeo

  Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, ocorreu uma nova Sessão Ordinária...