Uma moradora do bairro Noé Trajano entrou em contato com o Blog do Jordan Bezerra, na tarde desta segunda-feira (9), para reclamar de atendimento da UBS do bairro e também do SAMU que, segundo a filha dela, pediu atendimento, mas foi negado. Ela disse que pediu atendimento porque a mãe dela estava com uma forte dor no peito, e na UBS foi mal atendida e também recebeu orientação para não levar para UPA, mas pediram uma ambulância do SAMU.
Na ligação, o médico teria dito apenas para que a paciente tomasse uma dose de dipirona, mas mesmo assim a mãe dela continuou sentindo a forte dor no peito. A filha não achou correto e entrou em contato para pedir providência do secretário de Saúde.
O Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com Leônidas Dias, que respondeu por meio da assessoria, que o protocolo orientado nesse caso é buscar a UPA ou solicitar uma ambulância do SAMU, como fez a família.
“Dores agudas, principalmente no Peito, não é competência da atenção básica. Ao invés da UBS, ela deveria ter procurado a UPA, pois o paciente precisa ser estabilizado. E a regulação do Samu é de acordo com os protocolos do ministério da saúde, através de um médico regulador, que é capacitado para isso”, comentou a assessoria.
Blog do Jordan Bezerra | Saúde
Deixe um comentário