O Blog do Jordan Bezerra conversou com o secretário de Recursos Hídricos do estado da Paraíba, Deusdete Queiroga, para falar sobre a atual situação crítica porque passa a região do brejo paraibano. A falta de água vem castigando as cidades que antes tinham água em abundância, mas hoje está enfrentando forte escassez.
Sobre esse tema, o secretário disse que o governo vem realizando ações pontuais e emergenciais para amenizar os impactos da seca no brejo, mas que obras estruturantes estão sendo viabilizadas para que o problema seja resolvido de forma definitiva.
“Esta é uma área que mais preocupa o governo do estado, exatamente a região de Esperança, Remígio, Araruna, Bananeiras, que se caracteriza justamente de brejo por chover em torno de 1.100 milímetros por ano, mas nos últimos 10 anos choveu menos que o esperado. Isso fez com que vários mananciais da região registrassem baixa nos reservatórios, em colapso total. O governo do estado está trabalhando junto com a Cagepa, em duas frentes: primeiro a questão emergencial, estamos lá com um programa de perfuração de poços, distribuição de água com carro-pipa e distribuição de caixas de água, e outra questão são as ações de obras definitivas, que o governo já está encaminhando, uma adutora que vai levar água de Campina Grande para Esperança, Remigio e outros”, explicou o secretário.
Ainda segundo ele, outras medidas estão sendo adotadas para amparar a sociedade neste momento crítico de falta de água n o brejo. Ele disse que as obras levam cerca de um ano para ficarem prontas, mas enquanto isso, ações pontuais estão sendo providenciadas para amenizar a situação local.
Ouça o argumento do secretário na íntegra abaixo:
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário