A reportagem do Blog do Jordan Bezerra procurou o secretário de Saude da Paraíba, Geraldo Medeiros, para questionar sobre o atraso na instalação dos 20 leitosde UTI anunciados pelo governador João Azevêdo para o Complexo Hospitalar Regional de Patos, tendo em vista o crescente número de casos de pessoas contaminadas pelaCovid-19 na região.
Patos hoje conta com seis leitos, mas estão todos ocupados, e a ausência desses equipamentos pode acarretar em um colapso na saúde do município, uma vez que a unidade hospitalar atende a todas as cidades que compõem a região metropolitana de Patos.
Em contato com o secretário de saúde do estado, a reportagem questionou a ele quando seria iniciada a instalação dos equipamentos em Patos, já que os que existem estão ocupados e são insuficientes para a demanda, que não para de crescer.
“Estão sendo instalados gradativamente, à medida que a demanda vai aumentando. Estes aparelhos quando chegam, tem que ser testados, e postos para funcionar pela empresa ou indústria que os vendeu. Se você manusear eles antes da empresa, perde a garantia dos equipamentos. Temos que esperar a empresa instalar, checar, e tudo mais, o que requer alguns dias de preparação. Mas é justamente o tempo que os leitos estão sendo ocupados e os equipaentos irão sendo disponibilizados gradativamente”, justificou o secretário.
De acordo com o secretário, o Complexo Janduhy Carneiro dispõe de 20 monitores multiparamédicos e 10 ventiladores, que, segundo ele, compõem uma estrutura de cuidados intensivos para atender aos pacientes vítimas de coronavírus na região.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário