O secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, concedeu entrevista à rádio Espinharas de Patos 97.9, no programa Notícias da Manhã, comandado pelos jornalistas; Misael Nóbrega e Genival Júnior, nesta terça-feira (6), onde tratou sobre a possibilidade de as escolas estaduais retomarem as aulas presenciais no estado. Cláudio falou ainda sobre os resultados alcançados pelas escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
De acordo com o secretário de Educação da Paraíba, Cláudio Furtado, este ainda não é o momento adequado para retomar as atividades presenciais em escolas do estado. Ele justificou que a secretaria de saúde desconsidera a possibilidade e que, por isso, não recomenda o retorno.
“Não existe condições de saúde para o retorno de aulas presenciais no estado da Paraíba neste momento. Conforme o secretário de Saúde informou, através das bandeiras, não existe condições para esse retorno. Nós já divulgamos diretrizes e protocolos para que, quando o retorno for possível, que se tenham condições para que as aulas sejam retomadas com segurança. Mas não existe possibilidade segura neste momento”, declarou o secretário.
Para ele, é fundamental que os alunos sigam desenvolvendo as atividades escolares de forma remota, pois o estado tem condições de seguir acompanhando o desenvolvimento e os resultados das ações educativas neste momento de Pandemia.
“Nós temos monitorado os resultados semanalmente, temos a plataforma ou programa Paraíba Educa, composto de várias ferramentas, e temos também materiais impressos que estão sendo distribuídos aos alunos que não têm acesso aos meios digitais. Não batemos a meta no ensino médio, mas subimos meio ponto, e fomos o estado que mais aumentou em questão de aprendizado em Português e Matemática. Tranquilamente chegaremos à meta, pois tivemos o maior aumento dos últimos anos no IDEB. No ensino integral batemos a meta de 4.2, em termos de metodologia estamos no caminho certo, falta investir mais nas questões de reprovação, abandono de sala pelos alunos entre outras questões”, explicou.
O secretário disse ainda que tão importante quanto a educação é a vida, e considerou que esse seja o momento de cuidar da vida das pessoas, para que, no tempo oportuno, possam retomar com segurança as atividades escolares no estado.
Blog do Jordan Bezerra | Educação
Deixe um comentário