segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Secretário afirma que município de Patos está lutando pela ampliação do canil e vai intensificar castração dos animais; ouça
Política

Secretário afirma que município de Patos está lutando pela ampliação do canil e vai intensificar castração dos animais; ouça

 

Sobre a série de ataques de cães na cidade de Patos, o Blog do Jordan Bezerra conversou, com exclusividade, na tarde desta segunda-feira (13) com o Secretário de Saúde de Patos, Leônidas Dias, que explicou a problemática. Segundo ele, essa situação não é de hoje, mas que o município não está parado nesse sentido, está trabalhando, inclusive hoje teve uma reunião, e está buscando soluções a curto e também a longo prazo.

 

A curto prazo, ele destacou que está vendo a possibilidade da ampliação do canil, como também o conceito do castramóvel, para que possam intensificar essa castração, esse controle habitacional dos animais de rua de Patos. A longo prazo, o secretário disse que já está em pauta para colocar no orçamento uma adequação do projeto inicial do tão sonhado Centro de zoonoses, para que seja ampliado, até porque o projeto inicial é um Centro de zoonoses muito aquém à cidade de Patos. Leônidas Dias disse afirma que é necessária dessa adaptação do projeto, para que haja um Centro de zoonoses à altura da cidade de Patos.

 

 

“Eu me reuni hoje com Laerte Júnior, para a gente ver essa problemática do canil, mesmo com tudo que a gente vem fazendo, não vem surtindo efeito. Então, Nabor já determinou aqui que nós consertássemos o castramóvel para a gente aumentar a demanda de castração. A gente já está castrando no Adota Patos de 80 a 100 animais por mês, mas nós vamos reabilitar o castramóvel para fazermos essas castrações, para fazermos os testes de leishmaniose nos cães e vou ver se consigo aqui ampliar a quadra do canil, para a gente ampliar a demanda do canil, que hoje o Ministério Público não aceita que nós coloquemos mais animais porque já está superlotado, mas a gente vai ver se amplia esse espaço, para colocar mais cães, para diminuir o fluxo de animais de rua.”

 

Sobre o controle de natalidade dos animais de rua, o secretário afirma:

 

“Estamos trabalhando na contenção da natalidade. Estamos trabalhando na contenção do aumento populacional com as castrações. Então, de início, a gente está trabalhando nesse sentido e estamos colocando no PPA uma readequação para o Plano Plurianual, para o Plano Nacional, para o Plano Municipal de Saúde, para nos próximos quatro anos readequar o Centro de zoonoses, para que a gente possa construir um Centro de zoonoses realmente que se encaixe no município de Patos, que o Centro de zoonoses que nós tínhamos aqui, aprovado, era para 59 ou 60 cães. Hoje, tem 208 no canil. Então, era inadequado para a cidade. Nós estamos colocando no PPA um Centro de zoonoses que realmente atenda às necessidades do município.”

 

Blog do Jordan Bezerra

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...