Após o município de Patos e outros 16 municípios do sertão paraibano, como Cajazeiras, Junco do Seridó, Pombal, São Mamede e outros, não aparecerem na lista de prefeituras que acabaram com os lixões municipais, por meio de certificados de erradicação das áreas de despejo de lixo, o Blog do Jordan Bezerra conversou, na tarde desta quarta-feira, dia 8 de junho, com a secretária de meio ambiente do município de Patos, Manoella Rodrigues que afirmou que o lixão de Patos, infelizmente ainda está ativado, em um processo de transição para a sua erradicação.
“Os nossos resíduos ainda são depositados no lixão, só que nós estamos trabalhando para que esse lixo tenha o destino correto. A secretaria de administração está lutando, vai abrir o edital, para que as empresas concorram e que a gente possa destinar os nossos resíduos até um aterro sanitário de forma correta. Nós temos até o dia 31 de outubro para que todos esses trâmites sejam realizados. Só que paralelo a isso, a secretaria de meio ambiente junto com outras secretarias do município de Patos trabalha na conscientização das pessoas, porque o aterro não é a última solução para os nossos resíduos. Nós trabalhamos no incentivo à reciclagem. Nós temos duas associações onde algumas empresas e pessoas deixam os seus resíduos recicláveis com essas associações.”
A secretária Manoella continuou destacando a importância do processo de reciclagem para o município, nesse momento de transição do lixão.
“Então isso é muito importante. O trabalho da secretaria de meio ambiente é paralelo ao da administração. As pessoas também precisam saber que mesmo com o aterro, muitos resíduos devem ser reciclados. O que deve ser mandado para o aterro é apenas o rejeito, aquilo que não tem como reaproveitar. O mínimo que a gente pode fazer é reciclar o nosso lixo.”
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário