O Blog do Jordan Bezerra conversou nesta sexta-feira, dia 10 de junho, com a Secretária de Saúde do estado da Paraíba, Renata Nóbrega, que falou sobre vários temas, destacando sobretudo a inauguração do Lacen e os investimentos hospitalares que ocorrem por todo o estado da Paraíba, com destaque à cidade de Patos.
“A secretaria de estado da saúde representa o governo da Paraíba, o governador João Azevêdo. Estamos entregando a udidade de apoio do Lacen aqui dentro da Maternidade de Patos, um serviço fundamental, não é um serviço que vai atender demanda espontânea, mas sim as vigilâncias dos municípios, porque o laboratório central de saúde pública ele tem a função de dar respostas no diagnóstico de doenças de interesse para a saúde pública. Essa unidade vai ser um suporte específico para esses municípios da região, e a tendência é que a gente amplie para outras regiões também. Esse é um laboratório que foi totalmente reformulado na gestão João Azevêdo, e que deu capacidade de resposta no diagnóstico de enfrentamento da pandemia e aqui na região nós iremos fortalecer que vai também receber uma máquina que vai conseguir fazer avaliação de apoio ao diagnóstico da parte de HIV e hepatites. Além disso, todo um trabalho de amostras que eram enviadas direto dos municípios, não vai mais precisar da gerência para fazer essa funcionalidade”, afirmou Renata.
Questionada sobre o uso de máscaras no estado da Paraíba, bem como a desativação de leitos direcionados à Covid-19 no Complexo Hospitalar Regional de Patos, a secretária destacou que o número de casos de internação permanece ainda dentro do esperado. Destacou que as festas juninas de grande contingência popular geram sim um risco, mas que existem medidas adotadas pelos municípios.
A secretária reafirmou a importância das doses de reforço na continuidade do controle da pandemia, pois a tendência é que no próximo mês haja um aquecimento no número de casos, embora leves, sem necessidade de internação. Renata Nóbrega aproveitou para recomendar que a população acometida por doenças respiratórias permaneçam fazendo uso de máscaras, sobretudo nesse período, para evitar a transmissibilidade da doença.
Por fim, a secretária deu detalhes dos gastos e da aquisição de importantes equipamentos da saúde para o município de Patos, melhorando assim o setor da saúde na região do sertão paraibano.
“A região de Patos recebeu um investimento altíssimo em equipamentos, somando mais de cinco milhões de reais, quando se coloca o Hospital Infantil de Patos e a ultrassonografia, a questão do mamógrafo dentro do Hospital Regional que está também sendo instalado, o tomógrafo de 64 canais, 2 milhões de reais, mamógrafo quase 600 mil reais, hemodinâmica, 3 milhões de reais em investimentos. Então, a 3ª macrorregião sediada aqui em Patos e polarizando todas essa regiões de saúde estão fortes e com um grande potencial de atendimento. Um grande ganho para a região são as três gestões dos três hospitais, o Hospital Infantil, o Regional e a Maternidade, cada um dentro da sua linha de cuidado de atendimento dando respostas.”
Blog do Jordan Bezerra/Saúde
Deixe um comentário