A secretaria de Saúde de Santa Terezinha explicou como está a situação do município está em relação à COVID-19. Um desencontro nos números de casos pode ter gerado o mal-entendido. Hoje o município apresenta estabilidade em número de casos, segundo a secretária, essa classificação causou divergência entre à população, ao ver o município na lista dos municípios em Bandeira Vermelha na Paraíba.
A secretária de Saúde de Santa Terezinha, Rhyanna Karla, entrou em contato com a gerência estadual de Saúde e está verificando o que de fato ocorreu. Dos casos registrados, o estado apresenta 24 infectados a mais em seu banco de dados em relação aos registros da secretaria de saúde do município.
“Com relação à divergência de dados no número de casos informados pela secretaria estadual de Saúde e a secretaria municipal de Saúde de Santa Terezinha sobre a COVID-19, de acordo com o estado, o município tem 170 casos confirmados e a prefeitura poossui 146 registrados em seu banco de dados. Nós entramos em contato com a Gerência Regional de Saúde e foi relatado que duas situações podem acontecer: ou duplicidade ou uma pessoa que, mesmo residindo fora do município, se tiver o cartão do SUS do município, pode ter sido confirmado como sendo paciente deste município. A equipe ficou de verificar a situação e dar um retorno sobre o que de fato possa ter acontecido”, explicou a secretária.
Rhianna disse ainda que desde o dia 23 de abril não há variação grande no número de infecções e desde o dia 13 que não houve óbitos no município por causa da COVID-19, sem registrar também nenhuma internação pela doença. Ela explicou que buscou uma resposta do secretário executivo de gestão em saúde do estado da Paraíba, Daniel Beltrami, para analisar quais critérios foram adotados na última avaliação.
“Ele explicou que o que pesou não foram os indicadores locais, mas sim a ocupaçlão de leitos da macrorregião [de Patos]. Mas ele se dispôs a conceder entrevista para explicar a situação dos casos em Santa Terezinha e a classificação”, finalizou a secretária.
Blog do Jordan Bezerra | COVID-19
Deixe um comentário