Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde, em conjunto com a Secretaria de Saúde de Conde, emitiu um comunicado após a confirmação de dois casos de malária registrados em apenas uma semana no município.
Em nota, o órgão alerta que, em caso de suspeita, a população deve buscar auxílio médico e solicitar um teste rápido para malária e/ou gota espessa (lâmina).
Segundo a Vigilância em Saúde, é importante e necessário também investigar outras arboviroses como dengue, zika e chikungunya, que também são transmitidas por picadas de mosquito.
A Gerencia Executiva de Vigilância em Saúde solicitou ainda que todos os moradores de Conde ou pessoas que passaram pelo município recentemente também devem se atentar aos seguintes sintomas: febre alta e intermitente (periódica entre 42 a 72 horas) acompanhada ou não de cefaléia, calafrios, sudorese, cansaço ou mialgia.
CASOS DE MALÁRIA
O primeiro caso de malária no Conde foi confirmado no dia 2 de abril. Uma moradora do município começou a apresentar sintomas em 29 de março e foi internada no Hospital de Emergência e Trauma da Capital.
O segundo caso de malária foi diagnosticado nesta sexta-feira (5) em paciente que apresentou os sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, suor frio, entre outros), originário do município de Tavares (PB). Ele tem relações de trabalho e familiares em Conde, onde esteve hospedado no bairro de Pousada de Conde.
WSCOM
Deixe um comentário