Um Aterro Sanitário particular está sendo construído em São José do Bonfim. A obra, de responsabilidade da empresa Via Limp Construções e Serviços Eireli, já está em fase de construção. Populares externaram, nesta manhã de quarta-feira (3), preocupação pois o aterro foi construído próximo a uma área em que há rios e mananciais, que também chegam ao Açude Jatobá, em Patos, e que abastece a região.
Sobre a possibilidade de poluição ambiental, por ficar próximo ao açude Tubarão, que é um dos afluentes do Açude Jatobá, o Blog do Jordan Bezerra conversou com a secretária de Meio Ambiente de Patos, Manoela Rodrigues, que afirmou que a responsabilidade é da SUDEMA e da secretaria do próprio município.
“Como a licença fica a cargo da SUDEMA e se encontra no município de São José do Bonfim, a fiscalização fica a cargo da SUDEMA, do governo federal e da prefeitura de São José do Bomfim, pois extrapola a nossa competência. Mas se houver algum problema de contaminação dos mananciais de Patos, a Secretaria de Meio Ambiente irá tomar todas as providências cabíveis. Se houver algum risco, os órgãos licenciadores não liberam a licença ambiental. Não conheço o mérito do licenciamento do aterro, porque será retirado pela SUDEMA. Os aterros possuem uma estratégia de segurança para evitar qualquer contaminação de solo, corpos hídricos e lençóis freáticos. Mas, a Secretaria de Meio Ambiente estará vigilante a qualquer problema que possa afetar o município de Patos”, assegurou Manoela.
A reportagem questionou ainda se, após a obra estar concluir, não seria tarde tomar medidas cabíveis depois de o Aterro estar funcionando a todo vapor. A secretária afirmou que se houvesse o risco, a obra não teria sido liberada.
Em um vídeo, um dos moradores da região expõe a situação e externa preocupação, pois como é possível ver nas imagens, é bem próximo a um pequeno reservatório e também pode chegar ao lençol freático.
O Aterro está sendo construído no sítio Antonica, região rural da cidade de São José do Bonfim.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Deixe um comentário