Lar Gerais Representante da AESA diz que comporta do açude do Cego, em Catingueira, só será fechada no início do inverno de 2022; escute
Gerais

Representante da AESA diz que comporta do açude do Cego, em Catingueira, só será fechada no início do inverno de 2022; escute

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o gerente de Operação de Mananciais da AESA, João Pedro, que explicou como funciona a abertura e o acompanhamento de vazão nas comportas dos mananciais que abastecem a região de Patos. Após a reportagem do Blog sobre a comporta do Manancial Cachoeira dos Cegos, em Catingueira, que está com a comporta aberta, o responsável explicou como funciona esse procedimento.

 

Segundo João Pedro, os mananciais são acompanhados periodicamente e os serviços técnicos são operados com base em estudos, que são desenvolvidos pelas equipes da AESA. Ele disse que em período de chuva as comportas ficam fechadas para acumular águas nos reservatórios.

 

“A previsão de fechamento da comporta é quando se inicia o período chuvoso da região. Ou seja, aí só deve chover lá por volta de dezembro, quando começa a chover nessa região, aí a gente procede com o fechamento para acumular água nos mananciais. Ano passado, o fechamento foi prolongado porque o manancial estava com uma carga muita alta, então, por segurança, se optou que o manancial ficasse um pouco mais de tempo aberto”, explicou João Pedro.

 

De acordo com o gerente de operação, a comporta está aberta hoje a pedido de populares da região do manancial, que solicitação água, pois, segundo eles, estavam sendo prejudicados.

 

“A comporta está aberta pela solicitação de pessoas que estavam se prejudicando, que tem outorgas, e a AESA tem o dever de fornecer essa água, claro, garantindo sempre o volume necessário para abastecimento público. Todas as aberturas são feitas com cálculos de evaporação, irrigação, consumo animal, conseguimos prever o que vai acontecer com os mananciais nos 15 dias seguintes, através de gráficos, que também vão dizer qual a melhor vazão das comportas de cada manancial”, explicou.

 

Ainda segundo João Pedro, quando as comportas estão abertas, as equipes fazem mais medições de vazão, para acompanhar rigorosamente o processo e evitar desperdício. Ouça a explicação do gerente abaixo:

 

Blog do Jordan Bezerra | Meio Ambiente

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...