O Blog do Jordan Bezerra conversou na noite desta segunda-feira, dia 21 de agosto, com o secretário de saúde da cidade de Patos, Leônidas Dias, que falou sobre o imbróglio do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem.
De acordo com uma declaração do vereador do município Zé Gonçalves, o governo federal encaminhou mais de 500 mil reais em recursos para Patos para o pagamento do Piso, porém não foi enviado o projeto do Executivo para o pagamento. Sobre isso, Leônidas disse que há toda uma mobilização para que o repasse fosse melhorado para os municípios que não tinham condições de pagar, porém, segundo o secretário, o repasse piorou, diminuindo os recursos destinados.
Leônidas Dias afirmou que o valor destinado de 531 mil reais é equivalente ao pagamento de 4 meses. Declarou que o município está lutando por essa causa, porém sem solução para saber como irá pagar aos profissionais enfermeiros.
“Não caiu nenhum valor em nenhum município. Esse repasse ainda não foi feito e depois Zé Gonçalves sabe, todo mundo sabe, que esses 531 mil serão repassados para o pagamento de quatro meses do Piso da Enfermagem. Patos também, todo mundo já sabe, que na portaria anterior viria 388 mil para Patos por mês e nessa nova portaria baixaram para 126 mil por mês. Esse valor, segundo o Ministério da Saúde está sendo repassado de acordo com a decisão do STF. E aí é esperar esse dinheiro realmente cair para ver o que é que dá para fazer com ele. De antemão, 388 mil por mês já não dava para impacto geral, imagine 126”, declarou o secretário.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário