Neste dia 1º de Agosto de 2018 a Rádio Espinharas de Patos completa seus 68 anos de fundação. A emissora, que é a terceira mais antiga da Paraíba, foi criada por Pereira Lira, chefe da Casa Civil do Presidente Dutra, que à época pretendia ser candidato a senador e, portanto, resolveu instalar três emissoras de Rádio no estado, e uma delas foi a Espinharas.
Ao longo dos seus 68 anos de História, a Rádio Espinharas tem resguardado a tradição, a credibilidade e a ética juntos aos seus ouvintes e parceiros. Por isso ela goza de um alto índice de respeitabilidade. A emissora patoense é referência e também serve de escola para muitos profissionais do meio radiofônico do sertão.
A linha editorial é mantida nos parâmetros da ética, da moral e da fé, valores esses que são inegociáveis.
Recentemente a Rádio Espinharas criou o Clube do Ouvinte “Amigos da Rádio Espinharas”, em que os ouvintes tornam-se sócios e amigos da emissora, para ajudar a manter a Rádio. Os sócios ganham brindes e dedicatórias, e o objetivo principal é ampliar os programas religiosos na Emissora Católica.
Atualmente a emissora está sob os cuidados da Fundação Cultural Nossa Senhora da Guia. A composição administrativa da Rádio Espinharas tem a seguinte formação: diretor-presidente Bispo Dom Eraldo Bispo da Silva e os padres Fabrício Dias Timóteo, Jair Tomazella e Pedro Custódio, tendo como gerente a jornalista Alaís Cavalcante.
Um pouco da História
A emissora foi bem recebida pela população de Patos, pois até então a cidade só contava com alguns pontos de difusora, que ficavam espalhados pela região central da cidade. Com o advento da rádio, os artistas locais tiveram destaque e oportunidade de expor para toda a região sertaneja seus talentos e frutos. Moradores de cidades circunvizinhas passaram a visitar o prédio da emissora para conhecer suas instalações e seus então colaboradores.
Grandes nomes do rádio passaram pela Espinharas, a exemplo de Batista Leitão, Virgílio Trindate, Edileuson Franco, Paulo Porto e outros importantes profissionais da comunicação no rádio, que construíram o legado da emissora e fizeram história com seus programas de sucesso.
Nos dias de hoje
O Jornalista Marcos Oliveira é hoje o diretor de jornalismo da emissora. Ele contou um pouco do prazer em fazer parte desta história de informação e compromisso social.
“Como diretor de jornalismo da Rádio Espinharas, é um orgulho trabalhar numa empresa de comunicação com 68 anos de história; é uma tradição não só para Patos, mas também para o sertão e para a Paraíba. É um desafio, pois tudo se moderniza, mas, mesmo assim, parte do jornalismo da rádio ainda se mantém tradicional”, expressou o diretor.
“O Espinharas Notícias hoje tem a cara do radiojornalismo que deveria sempre ter; padrão: política, polícia, esportes, e a participação do povo, cotidiano centralizado no regional. Há 10 anos nós chegamos aqui, e ainda não havia jornalismo. Sem condição de funcionamento, mas justamente quando a nova direção assumiu, nós conseguimos fazer essa reformulação no jornalismo”, completou.
Para a Gerente Administrativa da Rádio Espinharas, Alaís Cavalcante, é motivo de orgulho poder estar contribuindo para a história de um veículo tão importante para a região.
“Tenho muito orgulho em fazer parte desta emissora tão conceituada. Hoje estamos caminhando para mais uma conquista, que é a migração do AM, onde tudo começou, para o FM. Isso, graças a Deus, primeiramente, e segundo à direção, funcionários, ouvintes, parceiros, que acreditam na nossa responsabilidade, seriedade com a notícia e com a informação veiculada, o que faz dela a Rádio de maior credibilidade e com a maior abrangência do sertão. Agradecemos o carinho e o respeito que nossos amigos, clientes, digo assim, tem com a Rádio Espinharas”, expressou Alaís.
Já o padre Fabrício Timóteo enfatizou o valor que a Rádio tem para a cidade de Patos, além de lembrar sua importância na evangelização do povo sertanejo.
“É com grande alegria que nós celebramos mais um aniversário dessa grandiosa, honrosa e frutífera emissora: a Rádio Espinharas de Patos. Esta que é célebre, tradicional, e que tem um papel preponderante em todo o sertão paraibano, além de ser uma emissora histórica. São muitos anos de informação, de conscientização, de mobilização. São anos de interação com a sociedade. Temos muitos motivos para louvar a Deus por esta emissora existir, estar e permanecer entre nós”, destacou o padre.
Fabrício Timóteo ressaltou ainda a importância dos ouvintes e colaboradores para o funcionamento e manutenção da emissora no sertão.
“Além de louvar a Deus, nós queremos agradecer a cada um dos radiouvintes que motiva a existência desta emissora, que motiva a função de comunicadora da boa nova, que esta emissora também desempenha”. Lembrou Pe. Fabrício.
Em homenagem aos 68 anos da Rádio Espinharas de Patos, o escritor e poeta patoense e ouvinte Chico Velho fez sua homenagem à emissora. Leia a seguir a poesia:
Sessenta e oito anos – faz
Que essa pérola nasceu
E, hoje, no seu apogeu
Mais um júbilo, ela traz
Onde o ouvinte se compraz
Neste jubiloso dia
Em que aniversaria
Essa tão beleza rara
Parabéns nossa Espinharas
Campeã em sintonia!
Chico Velho
Blog do Jordan Bezerra
Fotos: Maciel Alves
Deixe um comentário