segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Psiquiatra Felianne Meirelly fala da importância dos cuidados com a saúde mental e defende uso medicinal do canabidiol; veja vídeo
Gerais

Psiquiatra Felianne Meirelly fala da importância dos cuidados com a saúde mental e defende uso medicinal do canabidiol; veja vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 8, foi com a psiquiatra Felianne Meirelly, que falou inicialmente de sua formação, que foi em Goiânia, no centro-oeste do Brasil. Ela trabalhou em Brasília, onde foi diretora do Hospital Psiquiátrico, o maior da área, no setor particular. 

 

Felianne é de Conceição do Piancó, e agora na pandemia reavaliou os seus conceitos e decidiu voltar para perto da família. Ela disse que era realizada profisisonalmente lá, mas quanto a sua família, voltou para próximo dos pais. Ela abriu uma clínica em Patos. 

 

A psiquiatra falou sobre a importância da campanha ‘Janeiro Branco’, os cuidados com a saúde mental. Ela disse que é uma grnade oportunidade para educar a população e conscientizar sobre a necessidade de buscar ajuda e quebrar barreiras. Sobre isso, Felianne disse que as pessoas têm apresentado mais interesse em buscar por apoio.

 

Perguntado pelo jornalista por que o brasileiro é tão ansioso, ela disse que é necessário ver histórico, fazer análises, mas pode ser decorrente da genética, do ventre da mãe, mas é preciso tratar. Já com relação ao Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH, Felianne disse que é muito comum em crianças e pode decorrer do uso de telas, sobretudo celular, causa obesidade, prejudica o sono e cria comportamentos problemáticos. 

 

Com relação à depressão bipolar, a especialista explicou que as pessoas usam o termo de forma errônea, não se aprofundam no tema. Segundo ela, depressão não é tudo igual, e os comportamentos e sinais podem indicar tipos diferentes. Mas orientou para cuidar melhor.

 

Com relação a fobias, ela disse que cada pessoa apresenta algo sobre isso. Mas quando passa do limite, é preciso tratar. O medo todos apresentam, mas não é po isso que torna-se normal ter fobias. Ela disse que a pandemia causar danos à saúde mental das pessoas. 

 

Sobre a esquizofrenia, Felianne disse que é um erro achar que tirar o remédio da pessoa que sofre com o transtorno vai melhorar a vida dela. A especialista disse que a pessoa que apresenta esse problema precisa tomar medicamento para o resto da vida, e pode apresentar melhorias, mas com o acompanhamento médico. 

 

Um assunto um pouco polêmico, mas que precisa ser debatido, é o uso de medicamentos com a substância canabidiol, extraída da planta da maconha. Felianne disse que é terminantemente contra o uso de drogas, mas destacou que o óleo é usado para fins medicinais e que os resultados são positivos e notórios. Ela lamentou que alguns lamentam a defesa do uso, mas sem conhecimento. Ela disse que estuda e se aprofunda no assunto. Felianne disse que medica alguns pacientes sim para o uso. Ela assegurou que a liberação medicamentosa do óleo só vai garantir melhor qualidade de vida.

 

Felianne agradeceu ao Blog pela oportunidade e se colocou à disposição para quaisquer dúvidas. A especialista atende em sua clínica na Pedro Firmino em Patos, em frente à UNIMED, no bairro Brasília. Atende on-line também e tem instagram: @dra.felianne.psiquiatra

 

Reveja a entrevista: 

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Bate Papo 


Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...