segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Psicólogo Dr. Luís Augusto dá dicas de como lidar com transtorno de Ansiedade
Gerais

Psicólogo Dr. Luís Augusto dá dicas de como lidar com transtorno de Ansiedade

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra vem abordando com frequência os temas que envolvem os transtornos de Ansiedade. Pelo número exorbitante de pessoas que foram acometidas em todo o mundo, esse problema emocional já é considerado o mal do século por muitos especialistas.

 

Sobre a temática, a reportagem conversou com o professor doutor em psicologia Luís Augusto Mendes, que fez algumas orientações para o tratamento inicial de transtorno de ansiedade.

 

“A ansiedade é um processo natural do ser humano, que precisa ter um pouco de medo, de ansiedade, para ficar atento, o que nos mantém conectados com as obrigações do dia a dia. Mas, à medida que esse medo, essa preocupaçãom começam a se tornarem excessivos, incontroláveis, começam a interferir na nossa vida social, daí nós entendemos que se torna uma patologia”, explicou o professor.

 

Ele destacou que existem vários níveis de ansiedade, mas que, quando o paciente perceber que vários sintomas estão presentes, deve-se procurar um atendimento especializado. Ele destacou alguns tipos de sinais e sintomas. 

 

“Os níveis de ansiedade existem e é importante que o indivíduo comece a procurar e prestar atenção aos sinais. Quando a ansiedade não nos deixa descansar, quando ficamos tensos e estressados, sem conseguir dormir e isso interfere nas nossas relações pessoais e de trabalho, por exemplo, esses são sinais de que a ansiedade já atingiu níveis mais preocupantes. Surgem também sinais físicos, como o coração acelerado, mãos frias e suando algumas vezes, dependendo de cada caso. Mas quando temos todos esses sinais juntos, então entendemos que já atingiu um nível mais preocupante e, por isso, devemos procurar um profissional especialista”, orientou o professor.

 

Com o período do Enem, vários alunos apresentam sintomas de ansiedade como medo, nervosismo e falta de sono. Sobre esse ponto, o professor orientou a focar no presente e fazer exercícios para gerenciar esses sintomas.

 

“Os apagões, brancos e nervosos são características de ansiedade. E nesse período de Enem, é interessante que o estudante foque no presente, sem pensar muito no futuro. Preocupado com o que pode acontecer, o que as pessoas estão pensando, isso nos causa esses sentimentos. Precisamos focar nas nossas capacidades, naquilo que estudamos. É importante também resolver logo as questões mais fáceis, para aproveitar a capacidade mental, e as mais difíceis para o fim. Temos que ir gerenciando a preocupação. E se surgir tensões no corpo, aconselho a fazer exercícios corporais, exercícios de respiração, pra ficar mais tranquilo e oxigenar melhor o cérebro, que vai nos ajudar a pensar e vai se fadigar menos. Concentrem-se no presente. Foco e tranquilidade”, ensinou Luís Augusto Mendes.

 

O professor fez questão de destacar que, caso o participante venha a obter um resultado negativo, não deve se desesperar, pois sempre há outras oportunidades. Ele deu a dica de repensar melhor e rever onde errou para ajustar e gerenciar essas questões.


 

Blog do Jordan Bezerra  

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...