segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Psicóloga Letícia Melo ministra palestra em evento realizado pelo MDB Mulher junto ao PT; ouça
Política

Psicóloga Letícia Melo ministra palestra em evento realizado pelo MDB Mulher junto ao PT; ouça

 

Letícia Melo, Psicóloga (CRP/13 – 6856), formada e licenciada pela Universidade Estadual da Paraíba, Doutora e Mestra em Psicologia Social, e Pesquisadora nas temáticas de gênero e sexualidade, violência contra a mulher e violência online, ministrou a palestra e destacou a importância do papel da mulher na sociedade, que deve sim buscar o seu espaço, usufruir de políticas públicas voltadas para a mulher, a fim de que não haja, do ponto de vista da psicologia, a discriminação.

 

 
Esse empoderamento é importante. Empoderamento, segundo a psicóloga, se entende não só na questão de poder, mas os espaços, em momentos de debates, tudo isso a psicóloga afirmou ser muito importante para valorizar a mulher. 

 

“Empoderamento tem sido muito utilizado na mídia hoje como se fosse um processo individual da mulher, como se ela se empoderasse sozinha, mas a origem desse termo é uma origem social. O empoderamento ele é advindo do momento em que as mulheres se reconhecem quanto um grupo socialmente oprimido, historicamente oprimido, e a partir desse reconhecimento elas se únem e ela tomas atitudes, realiazam ações de maneira a modificar esse lugar social que elas ocupam.”

 

 

Sobre os espaços que a mulher vem conquistando no âmbito político, a psicóloga afirmou:

 

 

“Tudo que nós conquistamos até agora foi através dessa união entre as mulheres, se nós temos hoje a Lei Maria da Penha, que é considerada a terceira melhor lei do mundo […] foi porque as mulheres exigiram.[…] Nós ainda temos um caminho longo a ser percorrido, mas que é possível. Nós já conquistamos muito e podemos conquistar ainda mais através dessa união, através da política institucional sim.”

 

 

Por fim, a profissional sitou a importância da união feminina, destacando essa ação como revolucionária.

 

 

“Nós somos educadas para competir umas com as outras, exatamente porque essa união entre mulheres ameaça uma estrutura de poder que nos coloca em submissão. Então nós somos estimuladas a competir umas com as outras. O revolucionário nesse processo é quando nos unimos.”

 

Finalizando o evento, a pré-candidata Germana Wanderley (MDB) agradeceu a toda sua equipe, todos os presentes, e disse que essa união é importante para a mulher cada vez mais conquistar e vencer as suas lutas diárias.

 

 

 
Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...