O Blog do Jordan Bezerra entrevistou o Dr. Francisco Almeida, que é doutor em Filosofia, com formação em psicanálise e em Teologia, para falar sobre os perigos do uso abusivo das redes sociais.
O especialista destacou a complexidade da utilização exagerada das redes sociais no cotidiano e as suas consequências para a mente. Segundo Dr. Francisco, há um adoecimento provocado pelo uso abusivo das redes sociais, e isso revela perdas para o indivíduo.
“Me parece que as consequências da virtualização da vida, essas mídias digitais como um todo, que se popularizaram no Brasil de forma avassaladora, hoje você raramente encontra alguém que não tenha redes sociais e consomem muito freneticamente essas mídias. Os jovens, crianças e adolescentes que consomem esse tipo de conteúdo começam a apresentar essas consequências. É uma certa perda dos referenciais, da centralidade existencial, que eu discuto muito com os estudantes, pois o processo de ensino-aprendizagem é um dos mais afetados por essa atração irresistível que as redes sociais e o mundo virtual exerce sobre os jovens e adolescentes, que são as maiores vítimas disso tudo”, explicou o psicanalista.
Dr. Francisco aproveitou para falar sobre o discurso de idealização do corpo e da estética, que manipulam o pensamento das pessoas, causando síndromes de inferioridade, por exemplo.
“Eu creio que essa ideia de uma idealização do corpo, da imagem, da estética, que é retratada por esse mundo virtual através dos filtros, é uma coisa impressionante. A busca da perfeição da imagem, nos lançam numa realidade paralela que traz consigo uma consequência muito trágica, pois em determinado momento ela não responde, ai quem responde é a realidade mesmo, e se cria uma espécie de existência marcada pelo Avatar, você deixa de ser uma pessoa normal, com suas imperfeições, e passa a viver por meio de um Avatar. Essa vivência real das relações humanas foi seriamente prejudicada pelo uso obcecado das redes sociais. Não tenho dúvidas de que isso tem implicações no adoecimento mental, nos transtornos mentais como um todo, e poderemos pagar um preço muito alto por conta de tudo isso”, alertou Dr. Francisco.
O psicanalista falou ainda da necessidade de dispensar cuidados sobre essa nova realidade, uma vez que as consequências já começam a surgir e podem ser ainda maiores e mais danosas do que já são.
“É preciso cautela, é preciso vigilância por parte de cada um de nós e também um cuidado muito maior dos pais e mães, que precisam estar atentos, pois nossos filhos estão crescendo sob a sombra desse fantasma que são as redes sociais. Muitas vezes nós pais somos aqueles que lançamos sobre nossos filhos esse fantasma, porque eles nos veem com um smartphone na mão. Espaço, tempo e dedicação para os filhos estão comprometidos. As consequências aparecem muito gravemente na sociedade, mas serão muito mais graves do que já são, infelizmente”, afirmou.
Ouça abaixo o comentário do especialista Dr. Francisco na íntegra:
Blog do Jordan Bezerra | Saúde
Deixe um comentário