Lar Política PSDB entra com ação no STF para suspender posse de Adriano Galdino o Segundo Biênio na Assembleia Legislativa da Paraíba; presidente estadual do partido afirma que a ação foi um equívoco
Política

PSDB entra com ação no STF para suspender posse de Adriano Galdino o Segundo Biênio na Assembleia Legislativa da Paraíba; presidente estadual do partido afirma que a ação foi um equívoco

Na última terça-feira, dia 30 de abril, a Executiva Nacional do PSDB, liderada pelo presidente Marconi Perillo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a posse do segundo biênio da presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). 

 

O PSDB questionou a eleição interna que resultou na escolha do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da ALPB para o período entre 2023 e 2026. Os três deputados do PSDB na Paraíba, Tovar Correia Lima, Camila Toscano e Fábio Ramalho, haviam votado em Galdino na eleição.

 

Na ação apresentada ao STF, o PSDB argumentou que a eleição para o segundo biênio deveria ser realizada mais próximo ao início do terceiro ano da legislatura. Eles ressaltaram que a escolha realizada com grande antecedência poderia afetar a representatividade do órgão, considerando possíveis mudanças no quadro de parlamentares ao longo do tempo.

 

“O enorme lapso entre a data da realização da eleição e a datado início do segundo biênio se dá em detrimento da representatividade da composição do órgão de gestão quanto à conjuntura política do biênio para o qual eleito.”

 

O PSDB afirmou que a eleição antecipada poderia não refletir a conjuntura política do segundo biênio.

 

“Em regra, a eleição da Mesa Diretora para o primeiro biênio ocorre logo que deputados estaduais são devidamente empossados, ainda no primeiro ano da legislatura, antes de aberta a sessão legislativa ordinária. A eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio deve ocorrer, logicamente, antes do início do período legislativo correspondente ao terceiro ano da legislatura”, argumenta o partido.

 

“Uma alteração nas regras do processo eleitoral interno que antecipa demasiadamente as eleições da Mesa Diretora compromete a periodicidade e a estabilidade do processo eleitoral, podendo influenciar diretamente o resultado do pleito, que não corresponderia aos anseios sociais naquele momento”, acrescentou.

 

Presidente do PSDB na Paraíba garante que foi um engano

 

O presidente do PSDB na Paraíba, Fábio Ramalho, afirmou que a ação da Direção Nacional da legenda contra o deputado Adriano Galdino (Republicanos) foi um “equívoco do jurídico da sigla”.

 

Segundo o líder partidário, o processo visava anular a eleição da Assembleia de outro estado. O nome do estado, porém, não foi revelado pelo parlamentar.

 

Na próxima quinta-feira (02), o partido vai entrar com pedido de retirada do processo em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Polêmica Paraíba 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...