O Blog do Jordan Bezerra conversou com a professora de redação Klítia Cineme, na manhã desta segunda-feira, dia 22, para falar sobre a proposta de redação do Enem 2021, que teve como tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
Para Klítia, trata-se de uma temática de grande relevância para a sociedade contemporânea. A professora destacou a importância da documentação para o exercício da cidadania e o poder do debate para uma sociedade ciente de seus direitos e deveres como cidadão.
“O tema de redação de 2021 traz para todos os envolvidos no Exame Nacional do Ensino Médio, uma discussão muito pertinente para a sociedade contemporânea, especialmente para nós do século 21, que estamos envolvidos nesses últimos três anos de Brasil, quando mais de 3 milhões de brasileiros que não têm registros. Sem ele, essas pessoas não têm acesso às políticas públicas do Estado, o que constitui um gravíssimo problema social, porque elas também não têm acesso a sua cidadania. Eis, portanto, o eixo temático relevante, que nos ventila uma discussão que, para muitos, é de fato, invisível. Daí, umas das palavras-chave do tema, invisibilidade e sua relação com o registro civil”, analisou a professora.
Klítia destacou também que a formação educacional contribui para a compreensão do tema, uma vez que ele é debatido em aulas de filosofia, sociologia e demais disciplinas discursivas.
“O estudante achou na escola, certamente, respaldo argumentativo para a discussão que ele poderia elaborar. Como também antes de ler as palavras, o aluno tem que ser leitor de mundo, como preconizou Paulo Freire, o estudante tinha de perceber a relação entre o registro civil e a garantia de acesso aos direitos sociais brasileiros”, completou Klítia.
Abaixo você pode ouvir a análise na íntegra da professora de redação:
Blog do Jordan Bezerra | Educação
Deixe um comentário