segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Professor Emilson Júnior faz análise da vitória de Donald Trump nos EUA; ouça
Política

Professor Emilson Júnior faz análise da vitória de Donald Trump nos EUA; ouça

 

Emilson Junior, acadêmico e especialista em Comunicação Social e Ciência da Informação, em entrevista ao Blog do Jordan Bezerra compartilhou suas reflexões sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024 e os possíveis reflexos desse resultado no Brasil, especialmente nas eleições de 2026.

 

Emilson destacou que a vitória de Trump foi uma surpresa, pois as pesquisas indicavam uma disputa mais acirrada. “Todas as pesquisas indicavam uma disputa mais acirrada, mas, pelo andamento da apuração, ele deve ganhar no estado-chave. E, além disso, ganhando no voto popular, algo que não ocorreu em 2016 e 2020, e com controle do Congresso, Câmara e Senado”, afirmou. Ele também enfatizou que temas como economia, inflação, criminalidade e imigração foram cruciais para o engajamento do eleitorado, especialmente em áreas fora dos grandes centros urbanos. “O que motivou o pensamento americano a votar expressivamente foram temas como a economia, a inflação, a alta inflação, a criminalidade e a imigração”, destacou Emilson.

 

 

Reflexos no Brasil e nas eleições de 2026

 

Em relação aos possíveis impactos da vitória de Trump no Brasil, Emilson apontou que o resultado pode fortalecer a tendência conservadora, que já influenciou a política brasileira em 2018 com a eleição de Jair Bolsonaro. “É possível que a gente identifique um reconhecimento da direita mundo afora”, afirmou. Ele também mencionou como a vitória de Trump pode intensificar o alinhamento entre os dois países. “O Brasil, provavelmente, vai se alinhar ainda mais com os Estados Unidos em várias questões econômicas e de segurança, o que pode intensificar a troca de ideologias e políticas conservadoras”, disse.

 

A onda conservadora global e seus efeitos na América Latina

 

Emilson observou que a vitória de Trump pode reconfigurar as relações dos Estados Unidos com países da América Latina. “Trump deve supertaxar produtos chineses, deve diminuir a posição da OTAN e também construir novos laços com países da América Latina”, afirmou. Ele concluiu que essa mudança na política externa americana pode ter reflexos diretos no Brasil, especialmente em relação às próximas eleições. “O fortalecimento das direitas pode gerar uma nova onda conservadora no Brasil, refletindo uma tendência global”, comentou.

 

Em sua análise, Emilson concluiu que a vitória de Trump e a ascensão das direitas ao redor do mundo devem impactar as eleições de 2026 no Brasil. “O cenário político brasileiro pode ser profundamente afetado pelos desdobramentos dessa eleição e pela onda conservadora que permeia o cenário mundial”, finalizou.

 

A análise de Emilson Junior oferece uma perspectiva importante sobre como o cenário internacional pode influenciar a política brasileira nas eleições futuras, especialmente no contexto das tendências conservadoras que estão ganhando força globalmente.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...