Será realizado na próxima sexta-feira, 11, às 19h, no auditório da Fundação Ernani Sátyro, o lançamento do livro “Ulisses e o Fogo Olímpico”, do professor doutor patoense, Flávio Lúcio Vieira.
A publicação chega para lançamento na cidade de Patos, desta feita, de forma presencial, para um público de apenas 50 pessoas, convidadas pelo autor e pelo grupo de professores e amigos do autor, representado pela professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira Klítia Cimene, e pelo historiador Hélder George, pela psicóloga Kézia Naara e pela Agente de Endemias Keila Suênia, responsáveis pela programação de lançamento em Patos.
Antes, na manhã do dia 10, Flávio Lúcio irá apresentar seu romance e ministrar uma palestra para alunos da Escola Estadual Cidadã Integral Monsenhor Manuel Vieira, abrindo a programação que marca os 85 anos dessa renomada instituição de ensino na cidade de Patos.
Flávio lúcio nasceu em Patos, no ano de 1967, e é ex-aluno da escola Monsenhor Vieira, que à sua época de estudante, chamava-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus Pedro Aleixo.
Ele também é graduado em História pela UFPB, Mestre e Doutor em Sociologia e professor associado do Departamento de História da UFPB, além de escritor nas horas vagas.
A OBRA
Segundo o autor, o título do livro antecipa a temática: mitologia grega, já que Ulisses é o nome do personagem de uma das obras mais perenes da história da literatura (Odisseia, de Homero). O fogo olímpico remete ao mito de Prometeu.
“O livro é destinado, especialmente, ao público adolescente — os adultos que gostam de mitologia e de aventuras também apreciarão a obra. “Ulisses e o fogo olímpico” é ambientado na Grécia e os protagonistas são três adolescentes: Ulisses, Dafne e Íon. Ulisses é brasileiro, Dafne e Íon são estadunidenses e são irmãos. Os pais dos três são professores especialistas renomados em mitologia e é na companhia deles que viajam a Atenas para participar de um encontro científico internacional, onde Ulisses, Dafne e Íon se encontram e a aventura começa. Segundo a sinopse que consta na contracapa do livro, Ulisses, Dafne e Íon terão sete dias para encontrar o fogo olímpico e salvar a humanidade. Partindo de Atenas, os três adolescentes percorrerão mares, montanhas e ilhas da Grécia, visitando templos, museus e até mesmo o mundo inferior, o hades”, explicou Flávio lúcio. A história é instigante. Sua leitura é um privilégio.
Por Genival Junior – Patosonline.com
Deixe um comentário