segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Santa Teresinha Procuradoria de Santa Terezinha fala sobre ação do MPPB publicada nesta terça (03)
Santa Teresinha

Procuradoria de Santa Terezinha fala sobre ação do MPPB publicada nesta terça (03)

 

A reportagem do Blog do Jordan procurou a Prefeitura de Santa Terezinha-PB para buscar detalhes da ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que obriga o município a promover processo seletivo ou concurso público para a implementação do corpo de servidores públicos da cidade, haja vista o desfalque.


A ação é um desdobramento do inquérito civil público instaurado pela promotoria, uma vez que foi constatada, desde o início de 2017, a contratação de considerável número de servidores para cargos vinculados ao atendimento de necessidades permanentes, sem concurso público, nem processo seletivo válido, o que contraria a Constituição Federal.


A procuradora do município, Pollyanna Guedes Oliveira, falou com a nossa reportagem, na tarde desta terça, dia 3. Ela explicou que a prefeitura ainda não havia sido informada da decisão.


“Inicialmente o município ainda não tem o que declarar, pois não fomos ainda notificados da ação. Mas este processo já vem rolando de gestões anteriores e em todos os municípios, onde o Ministério Público está exigindo que se faça processos seletivos ou concursos”, afirmou.


Pollyanna disse ainda que certamente o município irá comprimir a determinação. “Com certeza nós iremos acatar as decisões judiciais dentro do processo”, concluiu a procuradora.


Conforme explicou o promotor de Justiça Alberto Vinícius Cartaxo da Cunha, o Município de Santa Terezinha (que tem uma população inferior a 5 mil habitantes) tem 213 servidores efetivos e em abril deste ano, possuía 60 contratados por excepcional interesse público.


“Os contratados por excepcional interesse público representam 28,17% do total de efetivos, o que nos mostra que o número de contratados é elevado. Não bastasse, vê-se que a maioria das contratações foram feitas para suprimentos de demandas típicas de servidores efetivos, por representarem atividades de natureza permanente, ligadas as finalidades essenciais do Município, o que ensejaria o ingresso de tais servidores por meio de concurso público e não de contratações temporárias”, disse.

 

A promotoria tentou resolver o problema de forma extrajudicial, mas a prefeita da cidade não atendeu às notificações ministeriais. 


 

Blog do Jordan Bezerra, com informações do MPPB

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Prefeitura de Santa Terezinha promove o Carnaval do Criança Feliz e do SCFV

  A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB, através da Secretaria...

Veja a cobertura completa da II Corrida de Rua da Rádio Conexão FM de Santa Terezinha

  Foi realizada nesse sábado (22) a II Corrida de Rua em...

Secretário de Cultura de Santa Terezinha participa da Secult Itinerante, em Patos

  Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (21), na sede da Fundação...

Vereadores debatem avanços e problemas municipais durante Sessão Ordinária da Câmara de Santa Terezinha; veja vídeo

  Nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, ocorreu uma nova Sessão Ordinária...