O Congresso Nacional aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que traz uma sugestão do salário mínimo para 2023. O novo valor entra em vigência a partir de janeiro do próximo ano.
O valor do salário mínimo para 2023 leva em consideração os dados macroeconômicos com o PIB (Produto Interno Bruto), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Esses são os índices que medem a inflação.
De acordo com o texto aprovado, o novo salário mínimo será de R$ 1.294. O valor representa uma correção de 6,7%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No entanto, o novo piso nacional não apresenta ganhos reais para o trabalhador, uma vez que o reajuste é feito para repor o índice da inflação.
Contudo, o valor aprovado para o salário mínimo se refere apenas a uma projeção. Sendo assim, nos próximos meses essa correção pode ser atualizada conforme a inflação anual do país.
O Governo Federal indica, com a correção do salário mínimo de acordo com o percentual do INPC, que não vai dar aumento real para os brasileiros. Na verdade, o aumento do salário é apenas uma reposição pela inflação. O que significa dizer que os trabalhadores apenas não perderão o poder de compra.
É como se o aumento do salário servisse apenas para compensar a capacidade de compra que o brasileiro tem. Na prática, o cidadão não vai deixar de conseguir comprar o que já comprava, mas também não vai poder aumentar mais.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário