segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Gerais Preocupante: Vereadores de Catingueira-PB denunciam desperdício de água em comporta do Açude do Cego; veja vídeo e fotos
Gerais

Preocupante: Vereadores de Catingueira-PB denunciam desperdício de água em comporta do Açude do Cego; veja vídeo e fotos

 

O Blog do Jordan Bezerra esteve, na manhã desta terça-feira, dia 15 de outubro, no Açude Cachoeira dos Cegos, mais conhecido como ‘açude do cego’, para averiguar uma denúncia feita pelos vereadores da Câmara Municipal de Catingueira, na sessão do último sábado (12).

 

Foi aprovado um requerimento, de autoria do presidente da Casa, Edison Soares (MDB), e subscrito pelos demais vereadores, que pede explicações à Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA-PB) sobre a comporta do Açude do Cego, que está aberta, ou seja, as águas do reservatório estão sendo derramadas deste o dia 1º de outubro, segundo os moradores de sítios da região do açude.

 

A reportagem foi até o reservatório e gravou imagens do derramamento de água no Cachoeira dos Cegos, em Catingueira-PB. Até a última sexta-feira, segundo moradores da região, a comporta estava totalmente aberta, mas nesta terça-feira (15) encontra-se aberta pela metade. A AESA negou esta informação.  

 

Os vereadores querem saber da AESA por que as comportas estão abertas, já que a adutora que vai para Emas está funcionando normalmente deste o início deste ano, e a de Piancó também está em atividade. Segundo os vereadores, neste caso, a abertura de comportas não se justifica. Eles alegam desperdício de água, em tempo de crise hídrica.

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra entrou em contato com a AESA para buscar explicações. Segundo Morzart Marques, a AESA recebeu um ofício de uma Associação Comunitária solicitando a abertura da comporta para o consumo humano e animal dos ribeirinhos do Rio dos Porcos. Diante disso, a AESA fez um estudo técnico e verificou que o manancial aberto com 200 litros por segundo não afetaria os abastecimentos de Catingueira e Emas. Ainda disse que a comporta foi aberta com um volume de 800 litros de água por segundo, durante uma semana, e depois foi reduzido para 200 litros. 

 

Por fim, afirmou que o Açude do Cego recebeu um volume considerável de água este ano e, por isso, a solicitação da Associação pôde ser atendida.

 

Segundo dados do último dia 14 de outubro de 2019, do site da AESA, o manancial está com pouco mais de 30 milhões de metros cúbicos de água, o que corresponde a 41,86%, lembrando que o açude chegou a 52% de sua capacidade hídrica este ano, no final do inverno. O Açude Cego comporta cerca de 71,8 milhões m³.    


 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Condições estáveis para o Papa no Gemelli, sem novas crises

  Sala de Imprensa da Santa Sé publicou um novo boletim com...

Saiba como será o atendimento do comércio e dos serviços nesta quarta

  Quarta-Feira de Cinzas não é feriado no Brasil, mas ela marca...

Acidente na BR-230: Carro colide com touro solto na rodovia entre São Mamede e Santa Luzia

  Na noite desta segunda-feira (3), um acidente envolvendo um carro e...

Paraíba registra mais de R$ 9 mil em multas por poluição sonora durante o Carnaval

  A Paraíba registrou mais de R$ 9 mil em multas aplicadas...