A Prefeitura Municipal de Patos por meio da FUNDAP estará enviando para a Casa Juvenal Lúcio de Sousa, ainda essa semana, um Projeto de Lei que cria o Auxílio Municipal Emergencial financiado com recursos do próprio município voltado aos artistas e trabalhadores culturais de Patos que vivem somente da sua arte.
O projeto prevê a disponibilidade no pagamento de pelo menos três parcelas aos artistas que atuam em Patos, mas tiveram suas atividades suspensas devido a Pandemia do Coronavírus.
Desde o mês de março de 2020 estão suspensas as festas, eventos e apresentações artíticas com cantores locais. E esta é uma forma de amenizar a ausência de renda a essa categoria profissional que atualmente passa por sérias dificuldades financeiras.
A cerca de uma semana atrás a Fundação Cultural de Patos (Fundap) juntamente com o Prefeito Nabor Wanderley se reuniu com a Associação dos músicos da cidade e uma das reivindicações dos músicos foi uma forma de ajudá-los nesse momento de pandemia, pois todos sabem que os artistas/músicos foram os primeiros a pararem suas atividades e estão sem nenhuma perspectivas de retorno do seu trabalho.
Desde o início da Pandemia a Prefeitura Municipal de Patos através da Fundap vem ajudando a essa classe artística e toda a cadeia cultural do município com recursos próprios através dos projetos Tem Cultura Dendicasa I e II e também com os recursos da Lei Aldir Blanc onde foram contemplados mais de 200 artistas e segmentos culturais, totalizando quase um milhão de reais. Cerca de R$ 200 mil reais em recursos próprios e mais R$ 751 mil reais referentes a Lei Aldir Blanc.
Coordecom
Com tudo isso o Prefeito Nabor Wanderley sensibilizou com a causa e estará enviando a Câmara o projeto para que os vereadores possam apreciar e aprovar.
Deixe um comentário