segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Política Prefeitos do Sertão da Paraíba são ‘marajás’ no ranking dos maiores salários de forma proporcional
Política

Prefeitos do Sertão da Paraíba são ‘marajás’ no ranking dos maiores salários de forma proporcional

 

Um país em crise? Se olharmos os números que apontam que o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

 

Mas essa crise está longe de atingir os bolsos da maioria dos prefeitos paraibanos. Nesta segunda-feira (3), o site de notícia ClickPB trouxe a relação completa dos salários dos gestores paraibanos, e que na visão da população paraibana, ganham muito e trabalham pouco, com poucas exceções.

 

Não basta ganhar muito bem, alguns que se dizem ‘representantes do povo’ metem a mão no bolso dos contribuintes.

 

Na Paraíba são 223 prefeituras que pagam salários de verdadeiros “marajás”. O campeão da vergonha é Chico Mendes, o prefeito de São José de Piranhas, cidade com 20 mil habitantes onde apenas 5% da população tem trabalho fixo.  Chico do PSB abocanha mensalmente R$ 24 mil, sendo o prefeito mais bem pago da Paraíba. Chico governa atualmente uma cidade sob decreto de “estado de emergência” devido à estiagem na Paraíba.

 

São José de Piranhas, Chico Mendes 24 mil, Mamanguape 22 mil, Maria Eunice do Nascimento Pessoa; e João Pessoa 22 mil, Luciano Cartaxo. 

 

O Blog do Jordan Bezerra fez um levantamento dos prefeitos que ganham mais na Paraíba, levando em conta o tamanho da população e o salário recebido por cada gestor, o resultado é surpreendente, pois os maiores salários da Paraíba estão no Sertão. No Ranking proporcional, que leva em conta o tamanho do salário dividido pela população do município. Vamos conhecer os marajás.

 

A cidade campeã, portanto, medalha de ouro, é a pequena Coxixola, localizada na região do Cariri paraibano, o município que tem aproximadamente 1.802 habitantes e o prefeito Givaldo Limeira de Farias embolsa quase 16 mil reais por mês. Em seguida vem a prefeita de Quixaba, Cláudia Macário, que embolsa 13 mil, comparando com sua vizinha, Patos que tem 107 mil habitantes e o prefeito recebe 17 mil reais. 3º colocado, a medalha de prata vai para Areia de Baraúnas, com 2.126 habitantes, a prefeita Maria Da Guia Alves recebe 12 mil reais. A 4ª colocada é Cajazeirinhas, cidade que tem 3.200 habitantes e o seu gestor, Francisco de Assis, ganha 15 mil. Já o 5º lugar vai para o prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia, que recebe o salário de 16 mil reais e o município tem aproximadamente 3.800. Em 6º vem São José do Bonfim, da prefeita Rosalba Mota, cidade com 3.560 habitantes, a gestora leva por mês 14 mil reais. O 7º lugar fica para a prefeita de Santa Terezinha, Terezinha de Zé Afonso, que ganha 16 mil, e a população do município é de aproximadamente 4.600 habitantes.  8º lugar é para cidade do Vale do Piancó, Ibiara, pois o prefeito Francisco Nenivaldo de Sousa recebe 18 mil reais, e a população é de pouco mais de 6 mil habitantes, segundo o IBGE.

 

Para termos uma comparação próxima, a principal cidade do Vale, Itaporanga, o prefeito Divaldo Dantas, ganha 16 mil, e a população é de quase 25 mil habitantes. Portanto, crise é só para o povão.

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lideranças de oposição celebram Carnaval de Santa Luzia, no Bloco do Foguete

  Nesta terça-feira (4), o deputado estadual George Morais marcou presença no...

Ex-prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, publica indireta em suas redes sociais; veja

  O cenário político em Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, parece...

Zezão da Boiadeira afirma que não será mais candidato em Oatos; veja

  Figura conhecida no cenário político de Patos, Zezão da Boiadeira declarou...

Hugo Motta divide palanque com Lula e Tarcísio em São Paulo e critica polarização: \”O povo cansou de conflitos\”

  O deputado federal Hugo Motta (Republicanos), agora presidente da Câmara dos...