Um país em crise? Se olharmos os números que apontam que o Brasil tem mais de 13 milhões de desempregados, segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mas essa crise está longe de atingir os bolsos da maioria dos prefeitos paraibanos. Nesta segunda-feira (3), o site de notícia ClickPB trouxe a relação completa dos salários dos gestores paraibanos, e que na visão da população paraibana, ganham muito e trabalham pouco, com poucas exceções.
Não basta ganhar muito bem, alguns que se dizem ‘representantes do povo’ metem a mão no bolso dos contribuintes.
Na Paraíba são 223 prefeituras que pagam salários de verdadeiros “marajás”. O campeão da vergonha é Chico Mendes, o prefeito de São José de Piranhas, cidade com 20 mil habitantes onde apenas 5% da população tem trabalho fixo. Chico do PSB abocanha mensalmente R$ 24 mil, sendo o prefeito mais bem pago da Paraíba. Chico governa atualmente uma cidade sob decreto de “estado de emergência” devido à estiagem na Paraíba.
São José de Piranhas, Chico Mendes 24 mil, Mamanguape 22 mil, Maria Eunice do Nascimento Pessoa; e João Pessoa 22 mil, Luciano Cartaxo.
O Blog do Jordan Bezerra fez um levantamento dos prefeitos que ganham mais na Paraíba, levando em conta o tamanho da população e o salário recebido por cada gestor, o resultado é surpreendente, pois os maiores salários da Paraíba estão no Sertão. No Ranking proporcional, que leva em conta o tamanho do salário dividido pela população do município. Vamos conhecer os marajás.
A cidade campeã, portanto, medalha de ouro, é a pequena Coxixola, localizada na região do Cariri paraibano, o município que tem aproximadamente 1.802 habitantes e o prefeito Givaldo Limeira de Farias embolsa quase 16 mil reais por mês. Em seguida vem a prefeita de Quixaba, Cláudia Macário, que embolsa 13 mil, comparando com sua vizinha, Patos que tem 107 mil habitantes e o prefeito recebe 17 mil reais. 3º colocado, a medalha de prata vai para Areia de Baraúnas, com 2.126 habitantes, a prefeita Maria Da Guia Alves recebe 12 mil reais. A 4ª colocada é Cajazeirinhas, cidade que tem 3.200 habitantes e o seu gestor, Francisco de Assis, ganha 15 mil. Já o 5º lugar vai para o prefeito de Vista Serrana, Sérgio Garcia, que recebe o salário de 16 mil reais e o município tem aproximadamente 3.800. Em 6º vem São José do Bonfim, da prefeita Rosalba Mota, cidade com 3.560 habitantes, a gestora leva por mês 14 mil reais. O 7º lugar fica para a prefeita de Santa Terezinha, Terezinha de Zé Afonso, que ganha 16 mil, e a população do município é de aproximadamente 4.600 habitantes. 8º lugar é para cidade do Vale do Piancó, Ibiara, pois o prefeito Francisco Nenivaldo de Sousa recebe 18 mil reais, e a população é de pouco mais de 6 mil habitantes, segundo o IBGE.
Para termos uma comparação próxima, a principal cidade do Vale, Itaporanga, o prefeito Divaldo Dantas, ganha 16 mil, e a população é de quase 25 mil habitantes. Portanto, crise é só para o povão.
Blog do Jordan Bezerra
Deixe um comentário